GERAL

MUSEU ROSA BORÓRO – Onde parte da história de Rondonópolis se encontra

A história da criação do Museu Rosa Boróro foi tecida junto a história da própria cidade, entre os anos de 1988 a 1996. O prefeito municipal Fausto de Souza Farias estabeleceu pela primeira na história do município, normas para a preservação do Patrimônio Histórico Cultural Rondonópolis definindo os objetos de preservação.
O Museu Rosa Bororo foi fundado em 25 de Abril de 1988, em Agosto do mesmo ano criou-se a primeira Comissão de Tombamento do Patrimônio Municipal. A mesma Lei atribuiu a um Decreto Municipal, o processo de operacionalização das garantias legais. Assim o Decreto número 2.098 de 19 de Agosto de 1987, estabeleceu as normas para o processo de tombamento.
A história de Rondonópolis é entrelaçada de forma iconográfica, através de objetos antigos, que foram doados pela população. Rádios, televisores, ferros de passar antigos que funcionavam a carvão, telefones antigos, sandália de escravo, máquinas manuais de moer café, todos estão impregnados pelas vibrações de sua própria história. Além de um vasto material histórico pessoal doado pelo saudoso benemérito José Sobrinho. O prédio que também abrigou o Poder Legislativo rondonopolitano no período de 1960 a 1997, ficou desta forma intronizado na história cultural do município. Após o tombamento em 19 de Agosto de 1997 a edificação foi destinada ao Museu Rosa Bororo.
Posteriormente o prédio passou por uma restauração, que foi coordenada pela Mestra Laci Maria de Araújo Alves e Dra. Luci Léa Lopes Martins Tesouro, ambas professoras do Departamento de História da UFMT. Em 15 de Agosto de 1997 foi criada a Associação dos Amigos do Museu Rosa Bororo estavam presentes a essa reunião cerca de cinqüenta e três componentes.
A entidade tem como objetivo principal promover as atividades do Museu, segundo o jornalista Cairon coordenador da instituição, vários eventos culturais, exposições temáticas aconteceram neste ano de 2014 naquele espaço. A presença do público tem sido satisfatória, recebendo também visitas das escolas municipais, estaduais e universidades. O coordenador enfatizou ainda que no mês de novembro teve início o curso de Organização de Eventos, numa parceria Museu/SENAC, cujo término está previsto para o mês de Fevereiro.

Da redação; Denis Maris
c/Museu Rosa Bororo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo