vice-presidente executivo da China Three Gorges Corporation – responsável pela construção da Hidrelétrica de Três Gargantas, maior termelétrica do mundo, Lin Chuxue, e diretores da empresa chinesa visitam o Estado de Mato Grosso interessados em investimentos na América do Sul. Na tarde desta quinta-feira (10.03), o grupo foi recebido pelo governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, em Cuiabá (MT).
Segundo Lin Chuxue, a intenção é conhecer de perto o potencial energético do País, a situação dos mercados no setor e os investimentos nos potenciais hídricos. Uma síntese do planejamento estratégico da empresa para os próximos dez anos também foi apresentada pelos chineses. “Acredito que vamos trabalhar no setor de energia elétrica em Mato Grosso”, sinalizou Chuxue ao lembrar que “o Brasil chama atenção (no setor) como um mercado importante”.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, fez uma breve apresentação do Estado destacando o potencial socioeconômico com os números da economia mato-grossense dos últimos sete anos, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que praticamente dobrou de 2002 a 2010 se igualando ao chinês; apresentou ainda as exportações que aumentaram 370% no período, lembrando que a China é o maior comprador do Estado.
Mato Grosso é também grande produtor de energia. Na oportunidade, Nadaf apresentou a capacidade energética do Estado, com as unidades em funcionamento, as unidades em construção e as já aprovadas para entrar em funcionamento. O secretário assinalou ainda o consumo de energia: 70% pela indústria, 60% pelo Comércio e 160% pela Agricultura. A produção de biodiesel, o segundo melhor mercado do País, de ethanol e exploração mineral, que cresceu sete posições, fez parte da apresentação aos chineses.
O governador Silval Barbosa acrefita que o grupo saiu bastante impressionado com o que viu de Mato Grosso, o que sinaliza a possibilidade de uma parceria, "investirem também neste setor (de geração de energia) em Mato Grosso". O Governo do Estado está à disposição da empresa, inclusive para a realização des estudos dos rios mato-grossenses coigitados pelos chineses.
A visita foi acompanhada pelos secretários de Estado de Comunicação Social, Osmar de Carvalho; e secretário-chefe da Casa Civil, Eder de Moraes. Participaram ainda, a presidente da Rede Energia Cemat, Carmem Campos Pereira; vice-presidente Executivo da Cemat, Antonio Carlos Fernandes da Fonseca; diretor de Relação com Investidores da Rede, Mauricío Aquino; e diretores da China Three Gorges Corporation
Fone:SECOM/MT (cred.fotos:Marcos negrini)