O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela promulgação da Lei Áurea e, 134 depois, a data foi o tema central de um encontro que promoveu debate e reflexões com quase 400 alunos de escolas municipais. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis no Casario e permitiu que as crianças conhecessem a versão deste momento histórico sob a ótica nos negros – que ainda hoje sofrem as consequências dos séculos de escravidão.
O encontro reuniu alunos de diversas idades das escolas municipais José Antônio da Silva e Frei Milton Marques da Silva. Eles assistiram apresentações culturais com danças de raiz negra e cantiga do Quilombo trabalhada de forma pedagógica e acompanharam uma palestra de forma lúdica voltada para público infantil.
As crianças também participaram de uma roda de conversa, lanche e apreciaram exposição de obras de arte na galeria do Casario com tema sobre a abolição da escravatura.
A exposição continua aberta neste final de semana para a comunidade visitar.
Esse primeiro evento de debate com as escolas aconteceu graças a uma parceria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rondonópolis (Compir) vinculado à Secretaria de Promoção e Assistência Social com as secretarias de Cultura e de Educação.
De acordo com o presidente do Compir, Wagner dos Santos, o evento cumpriu com os objetivos de promover e potencializar o diálogo a respeito da promoção da igualdade racial e haverá sequência por meio de um circuito de palestras debatendo sobre a luta racial a ser iniciado nas escolas municipais neste mês e indo até novembro, mês da Consciência Negra.
“Nossa caminhada é conjunta pela construção de uma programação potente de combate ao racismo, trabalho escravo contemporâneo, intolerância religiosa e respeito ao diverso”, comentou Santos.
Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Assessoria)