24.4 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Estudantes e comunidade escolar participam de projeto de incentivo à leitura

A Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis (Semed) realizou nesta quinta-feira (26) um evento que reuniu os trabalhos desenvolvidos pelas unidades de ensino municipais a partir do projeto “Leitura para além da escola”. Mais de mil alunos da rede pública municipal participaram do evento que ocorreu no espaço da Feira da Vila Operária, que contou ainda com a participação de profissionais de educação e comunidade em geral.

Foram expostos e apresentados mais de 80 trabalhos das unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo com base nas propostas do projeto da Semed “Leitura para além da escola”.

A iniciativa busca incentivar a leitura por meio da distribuição de livros literários para os alunos. Em março de 2019, a Semed iniciou a distribuição de oito livros para cada um dos estudantes da Educação Infantil (alunos de quatro e cinco anos), Ensino Fundamental e EJA. As obras ficarão com os alunos ao fim do ano letivo.

Esses livros podiam ser lidos pelos estudantes tanto na escola como em casa. Além disso, todas as obras distribuídas tiveram a temática trabalhada em sala de aula e cada uma das unidades de ensino desenvolveu trabalhos a partir da literatura. E é o resultado das ações realizadas nas escolas que foi apresentado no evento desta quinta para toda a comunidade e os estudantes do município.

O projeto “Leitura para além da escola” foi criado com a intenção de fomentar a prática da leitura diária em sala de aula, despertar nos estudantes o gosto pela leitura como fonte de conhecimento, troca de experiências e entretenimento, favorecendo ainda o envolvimento familiar por meio da leitura em casa com o contato destes com a obras literárias.

A ideia envolve ainda o desenvolvimento da oralidade por meio da leitura e socialização das obras lidas, o estímulo da criatividade e liberdade de expressão incentivados por rodas de conversas literárias e o acesso ao conhecimento, buscando garantir aos estudantes uma formação crítica e emancipadora.

No evento foram apresentadas peças de teatro, projetos de pesquisas, cordel e música, entre outras atividades, que foram criadas pelos estudantes a partir da leitura de oito livros de literatura distribuídos pela Semed às crianças da rede municipal.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO