36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Estudantes do Senai integram patrulha que levará sinal digital para 110 mil famílias

Estudantes de aprendizagem industrial do Senai em Cuiabá e Várzea Grande serão voluntários no projeto Patrulha Digital. O objetivo é distribuir e instalar as antenas e os conversores digitais de televisão para 41 mil famílias em Várzea Grande e cerca de 70 mil em Cuiabá. O sinal analógico será desligado em agosto, por determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nesta primeira fase, os professores do Senai MT realizaram uma visita técnica na sede da TV Centro América para conhecer melhor o projeto, que tem parceria com a Seja Digital, instituição não-governamental responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Nas próximas semanas, será a vez dos professores replicarem as informações aos estudantes que levarão os kits para os mais diversos bairros da capital e Várzea Grande. Eles terão o apoio dos antenistas, que farão a instalação nas casas, e, também, serão acompanhados de artistas locais. Devem participar do projeto mais de mil estudantes das unidades Senai de Cuiabá (Porto e Distrito Industrial) e Várzea Grande. Em todo país, 12 regionais do Senai já aderiram ao termo de cooperação.

Para a gerente do Seja Digital, Vejuse Oliveira, a televisão é uma companhia indispensável nas casas dos brasileiros e o trabalho realizado pelos estudantes do Senai em todo país tem feito muita diferença. “Essa ajuda chega de forma muito bonita e humana. Participar deste momento é uma oportunidade que estes jovens têm de atuar de forma mais ativa junto à comunidade”, esclarece.

De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, a equipe de multiplicadores irá orientar a população nas comunidades em relação à conversão e, eventualmente, realizar a ativação de aparelhos. “É uma missão social e de suma importância junto às comunidades, principalmente nas regiões periféricas, para que continuem tendo acesso à televisão gratuita”, defende.

META – De acordo com o último estudo realizado pela Seja Digital, 83% da população possui TV de Tubo, sendo necessária a instalação das antenas digitais. O sinal apenas será desligado quando, pelo menos, 93% da população estiver recebendo sinal. Hoje esse percentual é de 77% nos municípios de Jangada, Acorizal, Santo Antônio, Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá e Várzea Grande. A meta é que até 2023 o sinal analógico seja completamente desligado em todo país.

PARCERIA – Segundo o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, em todo o Brasil, 150 mil alunos já foram capacitados. Com a ampliação da parceria, esse número deve dobrar. “Além de criar competências na área do mundo digital para as pessoas, o Senai ajuda a consolidar a transformação digital no Brasil, fundamental para uma sociedade moderna. Estamos trabalhando juntos por um propósito de modernização do país”, afirma.

KITS GRATUITOS – Para sintonizar o sinal digital, é necessário um aparelho de TV com conversor integrado – ou um conversor separado, para as televisões mais antigas. Em ambos os casos, o usuário deve instalar uma antena externa UHF. O governo federal está fornecendo kits gratuitos, destinados a famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Apenas em 2017, foram 6,8 milhões de beneficiados.

Para a liberação do kit, os interessados devem acessar a página do Seja Digital ou ligar gratuitamente para 147. O número também pode ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO