36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Estudantes de robótica móvel representam Mato Grosso em disputa nacional

Em busca da classificação para o mundial de Educação Profissional, em 2019, na Rússia, dois estudantes de Mato Grosso embarcaram nesta segunda-feira (02/07) para Brasília. A seletiva que define os melhores do Brasil em robótica móvel ocorre durante a Olimpíada do Conhecimento, de 05 a 08 de julho.

A dupla mato-grossense é composta pela Paula da Silva Maniezzo, 20 anos, estudante do curso técnico em mecatrônica e pelo André Cristiano Haracemko, 19, técnico em manutenção e suporte de informática. Eles já treinam há um ano e meio para esta competição, cerca de 12 horas por dia.

O que mais chamou atenção da Paula para a ocupação de robótica móvel foram os desafios. “Acho muito interessante a parte de eletrônica, automação, desenvolvimento, construir todo o sistema, sinto que sou desafiada o tempo todo”.

Segundo ela, lidar com o emocional é sempre uma tarefa difícil, ainda mais quando se trata de um torneio nacional. “Por isso, eu busco a segurança de estar fazendo tudo certo na prova, cumprindo cada um dos procedimentos, isso é o que dos dá confiança e calma para ir até o fim”.

O André disse ter visto na ocupação de robótica uma oportunidade de aprofundar os estudos e aprender mais sobre outras áreas do conhecimento. “Neste tempo vi muitas coisas que não imaginava conhecer e pude elevar consideravelmente meu nível de conhecimento, fatores importantes na hora de conquistar uma oportunidade de trabalho”.

O coordenador da olimpíada em Mato Grosso, Willian Pacheco, disse estar muito satisfeito com o nível das equipes e na expectativa por bons resultados. “O Senai Mato Grosso já participou de dois mundiais e em 2019 queremos ter mais competidores nossos representando o país. Há grandes chances pois dispomos da tecnologia e de professores experientes na formação destes jovens”, pontua.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – As seletivas para o mundial de profissões, que vão ocorrer em 26 estados e no Distrito Federal, fazem parte da programação da Olimpíada do Conhecimento 2018. O evento apresentará a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, além de demonstrações em tecnologias e métodos modernos de ensino implementados pelo Sesi e pelo Senai na formação de cidadãos e profissionais da indústria 4.0. A entrada é gratuita

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO