23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Estado elabora plano de reconstrução de Marcelândia para levar a Brasília

Após visitar Marcelândia na última quinta-feira (12.08), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, vistoriou a área atingida pelo fogo no parque industrial da cidade, conversou com moradores e empresários e se comprometeu a intermediar junto ao Governo Federal recursos e linhas de financiamento para reconstrução da cidade. Com esse propósito equipes de diversas Secretarias estão trabalhando na elaboração de um plano que será levado pelo governador a Brasília ainda esta semana.
Coordenado pela Casa Civil, o grupo é composto pelas Secretarias de Infraestrutura; Educação; Meio Ambiente; Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social; Sejusp; Casa Militar e Defesa Civil. O plano tem como meta levantar todos os danos patrimoniais, materiais, sociais e ambientais provocados pelo incêndio para que de forma coordenada o governo estadual consiga o mais breve possível ajudar a cidade a se reconstruir.
“É nossa responsabilidade, foi uma tragédia que devastou o parque industrial da cidade, 100 famílias perderam seus bens, o Estado tem a obrigação e o compromisso de prestar socorro e ajudar”, destacou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, durante visita ao município de Marcelândia.
O governador explicou que o Governo do Estado será um interlocutor junto às instituições financeiras e ministérios na busca de linhas de financiamentos e incentivos aos empresários que perderam tudo. Dentro do plano emergencial constam recursos para a construção de casas, compra de materiais escolares, linhas de crédito para aquisição de móveis e eletrodomésticos (chamada de linha branca) e financiamento para as empresas recomeçarem seus negócios. Em alguns casos o fogo destruiu todo o patrimônio.
O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, explica que a equipe de governo está mobilizada para concluir o mais rápido possível o plano, que será levado a Brasília pelo governador e todos os resultados serão apresentados à população de Marcelândia. "São buscadas linhas de financiamento com carência de um ano para a recuperação da atividade das empresas atingidas", concluiu o secretário.
Esta compreende mais uma fase de atendimento e respostas ao desastre ocorrido em Marcelândia. Num primeiro momento, poucas horas após a ocorrência o Governo do Estado enviou o helicóptero do Ciopaer e equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que atuaram no combate ao fogo. Além do combate por terra com caminhões-pipas, três aeronaves atuavam despejando água nos locais de difícil acesso.
Paralelamente iniciou uma frente de atendimento e socorro às vítimas. Foram enviados ao município, médicos, medicamentos e duas ambulâncias do Samu, além de dois caminhões com mantimentos, cobertores, cestas básicas e filtros.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente faz o levantamento e perícias (com peritos da Politec) sobre as causas do acidente e danos ambientais. A Sema orienta o município na escolha de uma área para destinar os resíduos (biomassa) como é chamado o pó de serragem.
Uma equipe da Defesa Civil coordena o trabalho de reconstrução na cidade. Na manhã de ontem (16) dois técnicos da Defesa Civil nacional sobrevoaram a área.

Fonte:SECON (crédito foto:Edson Rodrigues)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO