ECONOMIA

Estado amplia atendimento do Sine em Rondonópolis

Sob a coordenação do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Rondonópolis ampliou o atendimento ao trabalhador. Além da intermediação de mão-de-obra, a unidade local oferece acesso ao Microcrédito – Programa de Geração de Emprego e Renda, laboratório de inclusão digital e toda estrutura necessária para facilitar a inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, salas próprias para a realização de cursos profissionalizantes.
Juntamente com a MT Fomento, profissionais habilitados estão à disposição no local para atender os interessados em aderir ao Microcrédito. Através do programa é possível financiar até R$ 1 mil, sem juros, e que ainda podem ser pagos em até 12 parcelas, com até três meses de carência.
A mesma estrutura ainda oferece acesso livre a Internet, através do laboratório de inclusão digital, equipado com 15 computadores. Além de salas especiais, que são no momento reformadas para a realização de cursos. “O que o Estado quer é contribuir com o desenvolvimento do trabalhador e sua inserção no mercado. Rondonópolis é uma cidade que vem crescendo a cada dia, assim como a procura por pessoas qualificadas. A tentativa do Sine neste sentido é criar ferramentas a mais. Se o Sine não pode oportunizar uma vaga de trabalho formal, que ao menos possa criar oportunidades de geração de renda”, destacou a superintendente do Sine/MT, Ivone Rosset.
Outra novidade do posto é o modelo de currículo semi-pronto, elaborado pela psicóloga do sistema de acordo com os padrões atuais exigidos pelas empresas, e que fica a disposição do trabalhador. “As pessoas muitas vezes vão à procura de emprego e têm dificuldade de elaborar um currículo no momento de concorrer a uma vaga. Esta é mais uma ferramenta que auxilia o trabalhador neste sentido, por intermédio de um modelo padrão, fácil de ser compreendido”, comentou a superintendente.
O Sine em Rondonópolis funciona se segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, e fica localizado na Rua João Pessoa, 1.377, no centro da cidade.
Além de Rondonópolis, o sistema possui postos nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá (Ganha Tempo e Matriz), Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
NOVA GESTÃO – A partir de 1º janeiro deste ano, o posto do Sine em Rondonópolis passou a ser administrado exclusivamente pelo Governo do Estado. O órgão era gerido antes em parceria com a Prefeitura Municipal, porém o convênio expirou em dezembro de 2008 e ainda não foi renovado.
“Ainda não fomos procurados pela Prefeitura e para não prejudicar o trabalhador o Estado assumiu a coordenação do posto, uma vez que já mantinha 50% dos funcionários e o prédio também era mantido pelo Governo. Mantivemos o que já tínhamos e acrescentamos os novos serviços”, explicou a superintendente estadual do Sine em Mato Grosso, Ivone Lúcia Rosset
Ass./SECOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo