POLÍTICA

Juízes eleitorais de Rondonópolis realizam reunião preparatória, acirramento preocupa

O planejamento e a segurança das Eleições 2022 foram assuntos debatidos em uma reunião preparatória realizada pelos juízes eleitorais da 46ª Zona Eleitoral (ZE), Wanderlei José dos Reis, e da 10ª ZE, Maria das Graças Gomes da Costa, ambos de Rondonópolis. O encontro ocorreu ontem (15), na sede do Cartório Eleitoral da 46ª ZE.

A reunião foi conduzida pelo juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis, informou alguns procedimentos institucionais adotados pela Justiça Eleitoral de Rondonópolis, de forma integrada entre a 46ª e a 10ª ZEs. O magistrado frisou ainda a preocupação com a segurança do pleito e a necessidade de os agentes públicos locais que atuarão nas eleições se conhecerem e estarem familiarizados com as peculiaridades locais e as orientações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Segundo o juiz eleitoral Wanderlei Reis, o assunto merece atenção, especialmente diante do acirramento deste pleito. “O planejamento da segurança nas eleições demonstra a preocupação da Justiça Eleitoral quanto à segurança das urnas eletrônicas e de todos os envolvidos no processo eleitoral. Temos que ter isso em mente também quanto à logística no âmbito dos dois Cartórios Eleitorais de Rondonópolis e a transmissão de dados”, acrescentou.

Outro ponto abordado na reunião foi o alinhamento de condutas com as forças públicas para coibir o derrame de santinhos nos locais de votação e traçar algumas estratégias para prevenir a prática de alguns crimes eleitorais, com base nas eleições passadas e no cenário atual. O tenente-coronel PM Lauro Márcio Osório da Silva, responsável pelo planejamento da segurança local, explicou aos presentes as particularidades nas eleições em Rondonópolis e como se dará a execução por parte da Polícia Militar do 4º Comando Regional (CR IV).

Esta foi a segunda reunião preparatória já realizada com este propósito em Rondonópolis. A primeira ocorreu no dia 08 de setembro, entre os juízes eleitorais, chefes de cartório e os oficiais superiores da Polícia Militar que estão no comando do planejamento e das operações da segurança das eleições locais.

Participaram da reunião o promotor eleitoral da 10ª ZE, Ari Madeira Costa; a promotora eleitoral da 46ª ZE, Patrícia Eleutério Campos Dower; o comandante do 4º Comando Regional PM, coronel PM Fernando Augustinho de Oliveira Galindo; comandante do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, tenente-coronel Alan Sander de Oliveira Jones; comandante do Corpo de Bombeiros Militar local, tenente-coronel BM Fabrício Gomes Costa; delegado da Polícia Federal, Otávio José Lima de Oliveira; chefe da 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Donizete Aparecido Alves de Souza; delegados da Polícia Civil, Thiago Garcia Damasceno e Fernando Fleury; entre outras autoridades.

O juiz eleitoral da 46ª Zona Eleitoral, Wanderlei Reis, também ministrou treinamento para 1.100 mesários que vão atuar nas Eleições 2022, entre os dias 20 de agosto e 03 de setembro. Foram repassadas orientações jurídicas e procedimentais com relação às funções que os mesários irão exercer no dia 02 de outubro (1° turno) e 30 de outubro, em eventual 2º turno.

 

Da Redação (com informações do TRE-MT)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo