23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Especialistas e representantes comunitários discutem como melhorar saúde pública em Conferência

Depois de reunir informações em diversas mini-conferências, Rondonópolis terá sua 9º Conferência Municipal de Saúde aberta nesta terça-feira (7), a partir das 19 horas, na sede da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairro – Uramb – no Jardim Guanabara. A realização, que tem no calendário diversas palestras e debates até a quinta-feira (9), tem o objetivo de definir propostas locais para serem incluídas em políticas governamentais do sistema de saúde pública nacional.

A enfermeira coordenadora da conferência, que tradicionalmente ocorre de quatro em quatro anos, Zélia Carneiro, explicou que serão abordados diversos eixos temáticos nos três dias de discussões como os “Avanços e Desafios do SUS no âmbito local”, “Política de Saúde do Trabalhador”, “Rede de Informação e Comunicação em Saúde” e “Metodologia do Trabalho”.

“Participarão da conferência profissionais e gestores da saúde de Rondonópolis e representantes comunitários. Serão levantadas propostas e sugestão de melhorias no SUS que serão posteriormente filtradas por delegados locais, que serão definidos em meio a conferência, para serem levadas a Conferência Estadual, que será de 22 a 25 de setembro, em Cuiabá. Desta, por sua vez, sairão propostas mato-grossenses para a Conferência Nacional, que deve ocorrer em dezembro”, disse Zélia.

Palestrarão na 9º Conferência Municipal, a assistente social sanitarista e assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso – Cosems, Geny Catarina Lopes; a própria Zélia Carneiro debaterá a avaliação das propostas da última conferência, a 8º, com os presentes; a secretaria municipal de saúde, que também é presidente do conselho local, Marildes Ferreira; o enfermeiro Edson Lima Ferreira, que coordena osCentros de Referencia em Saúde do Trabalhador do Estado; a mestre em Enfermagem Maria Conceição Villa e o também mestre Edinaldo Souza.

No último dia, na quinta (9), as propostas e moções rondonopolitanas serão votadas e os delegados que levarão as propostas locais eleitos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO