30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Especialistas debatem em Belém perspectivas da Renda Básica na América Latina

Uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Santo Antônio do Pinhal se prepara para ser a primeira cidade do Brasil a implantar um programa de renda básica de cidadania. A ideia, que surgiu a partir de uma passagem do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pelo município, baseia-se na Lei 10.835/2004, que prevê que todo brasileiro ou estrangeiro residente no país há pelo menos cinco anos receberá anualmente um benefício monetário, independente da sua situação sócio-econômica.
Na tarde desta sexta-feira (30), durante o Fórum Social Mundial, em Belém (PA), Suplicy reencontrou o prefeito de Santo Antônio do Pinhal, José Augusto Guarnieri Pereira. Ambos participaram do debate "Perspectivas da Renda Básica na América Latina", que contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, além de especialistas no tema.
O senador explicou que os programas de renda básica se diferenciam dos de renda mínima – como o Bolsa-Família – na medida em que não têm qualquer condicionante.
- Todos os brasileiros, não importa sua origem, raça, sexo, cor, condição civil ou sócio-econômica, passariam a receber o benefício – explicou.
Além disso, pontuou o senador, uma renda de cidadania para todos eliminaria a burocracia dos atuais programas de transferência de renda do governo federal, o estigma de receber o benefício, já que ele seria para todos, e o fenômeno da dependência.
O ministro Patrus Ananias, por sua vez, defendeu o Bolsa-Família, ressaltando que o programa é apenas uma das ações do governo federal no combate à desigualdade. Para ele, a criação do ministério do qual é titular é a maior demonstração desse esforço.
– O governo está fazendo seu dever de casa – disse.
Riqueza coletiva
– A ideia básica é criar condições para que todos sejam capazes de participar da riqueza coletiva – explicou Makieze Medina, da organização não-governamental mexicana Ingreso Ciudadano Universal.
O criador da entidade, Pablo Yanes, que também é secretário do Desenvolvimento Social da Cidade do México, explicou que, na Cidade do México, todos os cidadãos acima dos 68 anos têm direito a uma renda mensal de cerca de US$ 70.
No caso do município de Santo Antônio do Pinhal, a ideia, de acordo com o prefeito José Augusto, é criar um fundo municipal, financiado por organizações da sociedade civil, para sustentar a experiência piloto.
- Os agentes do Programa de Saúde da Família entraram como multiplicadores da lei, e a associação dos produtores rurais está apoiando – disse ele.
Agência Senado

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO