Rodrigo Metello de Oliveira “O meu sonho de infância era ser agrônomo, não me formei em Agronomia, me formei em Administração de empresa, mas trabalhei na área agrícola durante 14 anos.” O nosso entrevistado nesta edição é uma personalidade muito conhecida e querida nos meios rondonopolitanos, que tem atuado no setor público de nossa cidade, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, presidente Municipal do MDB, nos dias de hoje é coordenador do Ganha Tempo em Rondonópolis. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de vida do Rodrigo Metello natural desta cidade de Rondonópolis, filho da professora Gláucia Metello natural de Guiratinga e Osteomar Alves de Oliveira conhecido por Tel, “saudoso” natural do Estado de Goiás mais precisamente na cidade de Céres. Ambos se conheceram em Goiânia, e vieram residir em Rondonópolis em 1973, o seu pai Osteomar trabalhava em duas empresas de adubo, e ele veio para tirar um pedido do produto na Serra da Petrovina, para as empresas do ramo ele ia ficar aqui em Rondonópolis uma hora, ele solicitou a empresa para que ficasse de vez em Rondonópolis e por aqui ficou. A primeira residência da família ficava próxima ao extinto Hospital Samaritano, no qual Rodrigo Metello veio ao mundo, ele tem uma irmã Graciela Metello, advogada natural da vizinha cidade de Guiratinga, que naquela ocasião era referência na parte do atendimento hospitalar. Jornal Folha Regional: Como foi a sua infância vivida nesta terra de Rondon?
Rodrigo Metello: “Tive uma infância muito feliz, e alegre frequentava as cachoeirinhas, banhavamos nas águas límpidas do Rio Arareau, onde também pescávamos. Foi uma infância muito saudável.”
JFR; Como se deu a sua trajetória educacional? Rodrigo Metello: “Eu estudei em várias escolas, a primeira foi na Escola Dom Wunibaldo, na Escola Chapeuzinho Vermelho que era tradicional em Rondonópolis comandada pela Tia Rita, estudei na primeira turma da Tia Rita, entrei no pré, íamos passando de ano e ela aumentava mais uma classe, passava pro segundo ano ela abria a segunda série, estudei na também na Escola Adolfo Augusto de Moraes durante alguns anos. A Escola Chapeuzinho Vermelho virou CEAC.”
JFR: Qual era o seu sonho de infância? Rodrigo Metello: ”O meu sonho de infância era ser agrônomo, não me formei em Agronomia, me formei em Administração de Empresa mas trabalhei na área agrícola durante 14 anos, mas o meu sonho era ser Agrônomo. Meu pai queria que um dos dois filhos fosse advogado, e eu fui no segmento da Administração de Empresas, meu pai sempre teve Empresa e eu sempre junto com ele. A minha irmã fez a vontade dele, ela é formada em Direito, hoje advogada. Eu tenho uma irmã, que é de um outro casamento do meu pai, a Débora, que reside em Goiânia.”
JFR: Quem foi a sua inspiração para a sua entrada no setor político? Rodrigo Metello:
“Meu pai sempre foi político, ele sempre foi filiado naquela época, que hoje voltou o MDB, portanto ele já militava no partido em Goiânia, quando ele veio residir em Rondonópolis, o então governador de Goiás Iris Rezende deu um cartão pra ele e o instruiu a procurar um advogado que era muito amigo do então governador, e esse advogado era o Dr. Carlos Gomes Bezerra. Eu vim nesse embalo Também, mas nunca diretamente, em 2013 eu fui filiado no MDB um amigo meu Jaime Pradela, “já falecido” me disse; “Participa lá junto conosco no MDB” e a partir daí eu comecei a participar das reuniões e não parei mais. Participei do Conselho, fui presidente municipal do MDB durante dois anos, e assim sempre assumi alguns cargos no partido. Ocupei o cargo de Secretário Municipal de Transporte e Trânsito do município a convite da gestão passada do prefeito Zé Carlos do Pátio, função essa que estive à frente durante 3 anos e 4 meses. Depois eu saí o partido entendeu seria necessária algumas mudanças, eu pedi meu afastamento, e a convite do deputado Thiago Silva que eu viesse a ser candidato, eu comentei com ele que ainda não era o momento, mas por alguma insistência eu acabei aceitando, não fui eleito mas ficou mais uma experiência”.
JFR: Como se deu a sua entrada na Unidade do Ganha Tempo de Rondonópolis? Rodrigo Metello: “No mês de maio deste ano o Secretário Basílio do Planejamento do Estado me convidou para ser coordenador do Ganha Tempo da Unidade de Rondonópolis, a superintendente Talita, também nos comunicou, o deputado Thiago Silva falou;” Rodrigo pega lá precisamos da sua ajuda, da sua experiência.” É uma função totalmente diferente do trânsito, trabalhamos com pessoas e eu gosto muito desse segmento. Em tempos anteriores antes da pandemia nós tivemos uma queda, nós estávamos em terceiro para quarto lugar no atendimento público, hoje nós somos o primeiro que mais atende a população somos o primeiro colocado. Mas isso não é mérito do Rodrigo Metello, mas também dos nossos colaboradores que estão hoje no Ganha Tempo e do suporte que eu tenho com a superintendente Talita. Esse ganho que nós temos é pela união de esforços dentro da nossa coletividade servidora, falo pra eles lá não existe contribuintes eles são nossos clientes, e assim temos que atendê-los bem e resolver os problemas deles dentro das nossas possibilidades.”
JFR: Quanto ao grande desenvolvimento de Rondonópolis qual é a sua opinião? Rodrigo Metello:
“Rondonópolis cresce a cada dia, é importante essa parte social que existe, o poder público tem a missão de apoiar os mais necessitados, vejo que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico tem uma grande função no apoio social, as pessoas estão precisando de emprego para que elas possam atingir as suas necessidades pessoais e dois pilares são importantes nessa questão à primeira é a qualificação pessoal e o emprego. E desta forma cada um vai ter a possibilidade de fazer dos seus sonhos uma realidade através das suas conquistas no dia a dia. Não adianta eu arrumar uma casa para o cidadão se ele não tem emprego, como que ele vai pagar a prestação que pode até ser barata, mas sem emprego não é possível. Rondonópolis tem uma grande vantagem por ser uma cidade pólo, uma grande força econômica do estado, temos muito espaço no setor econômico para novas indústrias."
JFR: Na sua opinião o prefeito Zé Carlos do Pátio pode ser um bom governador de Mato Grosso? Rodrigo Metello;
“Eu acredito que sim, eu fui secretário na gestão anterior, eu sei da determinação dele, sei do potencial dele. Eu sempre falo que eu tive na política dois professores, Carlos Bezerra e Zé Carlos do Pátio são pessoas que não param 24 horas trabalhando, o Zé é uma pessoa que trabalha ele não tem preguiça. Se ele falar, domingo às 7 horas da manhã nós vamos ver uma obra ele vai mesmo, ele sempre está pronto para o trabalho, ele tem um dinamismo muito especial e uma grande capacidade de ação. Passou por diversos momentos pela Assembleia Legislativo de Mato Grosso, foi vereador, está hoje no executivo municipal, ele tem uma vasta experiência política e seria interessante que ele desse um crédito maior para as pessoas.”
JFR: O que a cidade de Rondonópolis representa para o cidadão Rodrigo Metello? Rodrigo Metello;
"Rondonópolis é o meu tudo, pode ter uma pessoa igual a mim, mas mais do que eu gostar da minha cidade não tem. Eu amo de paixão esta cidade, eu nunca pensei em ir embora daqui. Graças a Deus casei todos os meus filhos aqui, eles nasceram aqui, eu nasci na cidade certa no lugar certo eu amo de paixão esta cidade. Aqui tenho muitos amigos e eu devo muito a esta cidade, por outro lado a questão ambiental me entristece a poluição do Rio Vermelho, Rio Arareau onde pegávamos Pacu, pintado e os meus filhos não acreditam, aqui já teve enchente em que as pessoas não atravessavam de um lado para o outro da cidade.”
JFR: Qual a importância da família pra você? Rodrigo Metello;
“A minha esposa é de Cascavel, cidade paranaense, ela morou em outras cidades como Brasília, Cristalina, Goiânia, ela veio morar e estudar aqui e nos encontramos. A Renata é uma pessoa maravilhosa é tudo pra mim me deu lindos filhos, temos o Eduardo que é o mais velho, o meu amor que é a Natália minha filha do meio e o mais novo que é o Rodrigo Filho, os outros dois já se formaram, só falta ele que faz Engenharia Elétrica em Goiânia na Universidade Federal, tenho uma família maravilhosa, minha irmã, meu cunhado, minha sobrinha, meus sobrinhos, minha mãe professora Gláucia. A minha mãe é grande torcedora do Tigrão, ela joga sempre na Mega Sena, mas não para ficar rica, mas para ajudar o time do Tigrão. O meu saudoso pai também amava esta cidade, ele sempre dizia pra todos nós; “quando eu morrer não me leve para Goiânia eu quero ser enterrado aqui.”
JFR: A quem você gostaria de agradecer por ter chegado onde você chegou? Rodrigo Metello:
“Agradeço a Deus por ter nascido aqui em Rondonópolis, e por ser filho do Tel e da Gláucia, agradeço a minha esposa minha companheira, os meus filhos maravilhosos aprendendo o que aprendi com os meus pais, passando pra eles graças a Deus eles entenderam esse ensinamento”.