28.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 21, 2024

Espaço Aberto com Nelson Silveira Carvalho (NC IMÓVEIS)

Da infância na fazenda em Itiquira, a colação de grau na engenharia civil em Brasília a um dos modernizadores da infraestrutura da cidade

Um cidadão dedicado à família e ao trabalho, no setor empresarial tem realizado muitos empreendimentos na cidade de Rondonópolis, colaborando desta forma com o grande  desenvolvimento urbano da cidade. Nesta edição especial comemorativa aos 66 anos de Rondonópolis vamos conhecer um pouco mais da sua trajetória de vida deste querido e dedicado engenheiro civil.

Jornal Folha Regional: Qual a sua naturalidade, como foi a sua infância?

Dr. Nelson:Sou natural da cidade de Itiquira, eu nasci na fazenda que hoje é minha fazenda, eu tenho o privilégio de sempre voltar as minhas origens de onde eu nasci. Todas as vezes que vou pra lá estou convivendo com momentos especiais e relembrando dos tempos de infância que foram maravilhosos,montar a cavalo, caçar passarinho, andar de perna de pau e todas as brincadeiras saudáveis de criança. Eu morei na fazenda até os 10 anos de idade, e até nesse período eu era analfabeto. Nós somos em 5 irmãos: Natal, Nadir, Maria José, Nilza e eu Nelson. Depois que minha mãe faleceu e meu pai se casou novamente e tenho mais um irmão o Nilvan que é uma pessoa extraordinária, excelente. Durante esse período eu saí da fazenda para estudar, meus pais Flávio Carvalho e Martinha Carvalho, me trouxeram para a casa de uma tia aqui em Rondonópolis para que eu estudasse. Eu fiquei aqui durante um mês e chorava todos os dias, sentia falta dos meus irmãos e do convívio com meus pais. Mas a minha tia, pediu para que a minha mãe viesse me buscar, ela ficou preocupada com o meu excessivo choro, e eu voltei para a fazenda. Em 1955 meus pais me levaram para Campo Grande, eu tenho um irmão que morava lá num quarto, chegando lá fomos para um hotel. Durante aquelas estadias no hotel os meus pais me incentivaram a passear na casa do meu irmão, e a dormir lá. E eu fui dormir na casa do meu irmão todo feliz, a distância de idade entre eu e ele era enorme eu tinha 10 anos ele tinha 20 ele estava estudando o Científico. Quando eu voltei no outro dia para o hotel para o café da manhã, cadê meus pais? Eles vieram embora e me deixaram em Campo Grande, porque assim longe eles não escutariam o meu choro. Foi uma “desmame” radical, eu fiquei ládurante um ano estudando no Colégio Osvaldo Cruz. No ano seguinte a minha mãe foi de mudança para Campo Grande, com todos os meus irmãos para que todos estudassem. Lá eu fiz o primário e terminei o Científico.

JFR: Como passou a ser a sua trajetória a partir de Campo Grande após o curso Científico?

Dr. Nelson: Posteriormente eu fui para Belo Horizonte para prestar o vestibular para engenharia, onde fiquei durante dois anos, fiquei mais um ano para fazer o cursinho, e fui fazer o vestibular em Brasília naquela época os estudantes faziam o vestibular em “meia dúzia” de faculdades. Por sorte passei em Brasília e me formei engenheiro na Universidade deBrasília no ano de 1973.Após voltei para Mato Grosso, Rondonópolis minha querida terra, foi um choque inicialmente faltava muita coisa na cidade, mas depois me adaptei.

JFR: Quais foram os seus primeiros trabalhos como engenheiro?

Dr. Nelson: Inicialmente eu trabalhei no Dermat em Cuiabá durante 8 meses e não me adaptei no serviço de estado, me deparei com muita burocracia e os projeto não andavam, muitos desencontros eu saí. Voltei para Rondonópolis onde aqui montei o meu primeiro escritório de engenharia, onde eu comecei a fazer projetos. A primeira casa projetada em Rondonópolis fui eu quem, ela fica no bairro Vila Aurora.

JFR: O senhor participou também no desenvolvimento de importantes empresas no setor imobiliário, fale um pouco sobre aquele momento:

Dr. Nelson: Eu construí a Imobiliária Continental juntamente com o Ribeiro, com o Paniago e com o Rubens Caras. No Ano de 1976 nos abrimos o Jardim Primavera, um tempo depois o Paniago saiu da sociedade e ficamos eu o Rubens e o Ribeiro. Na sequencia nos formamos também a Imobiliária Big na qual abrimos o Parque Universitário.

JFR: Como surgiu a ideia de montar a empresa NC Imóveis?

DR. Nelson: Eu senti que precisava me especializar ainda mais na minha atividade, e resolvi dissolver a sociedade com o Dr. Rubens e com o Ribeiro. Eles ficaram com o Parque Universitário, a partir daí surgiu a NC Imóveis empresa que é minha e das minhas filhas. Nós partimos para a profissionalização, e investimentos no segmento de loteador.

JFR: O senhor trouxe novidades no setor de loteamentos, de onde partiu essa inspiração?

Dr. Nelson:Eu trouxe para o meu trabalho, uma influência muito grande de Brasília, lá toda a cidade é gramada e os bairros da NC todos são gramados.Quando eu dissolvi a sociedade com o Rubens e o Ribeiro eu comprei a área com 42 hectares que é hoje o Residencial Buriti foi criado no ano de 1976, lá tem a Praça Martinha Carvalho com 912 casas, depois nós fizemos os bairros Vila Mineira onde temos a Praça Flávio Carvalho, Thaiti, Mata I onde nós colocamos a fonte luminosa. Nós incentivamos também o lazer dos moradores estamos construindo praças públicas para os moradores. Em breve estaremos construindo a nossa quarta praça. A primeira foi na Vila Mineira, a do Bairro Buriti, Mata I, e a outra será construída após o SESC bem em frente ao colégio estadual. O Prefeito Zé Carlos do Pátio me autorizou a fazer o loteamento em frente a escola. Tem 2 hectares e nós ganhos o projeto que ficou maravilhoso. Estamos finalizando o catálogo de todos os brinquedos que estarão na naquela praça. Os empresários da cidade contribuirão com a doação de um brinquedo que será instalado na praça, nós não vamos mexer com dinheiro. No catálogo consta o valor do brinquedo o telefone da empresa que fornecerá o brinquedo. Nós estamos coordenando a execução desse belo projeto, é como se fosse a doação de um presente a um amigo, ou um presente de casamento. O nome das empresas que doarem os brinquedos serão perpetuados num muro anexo a praça.

JFR: Nós agradecemos a sua receptividade para com a nossa reportagem, as nossas ultimas perguntas: Qual é a importância da família e qual é a sua mensagem a sociedade rondonopolitana neste dia muito especial para todos nós em que a cidade está completando 66 anos de emancipação politica e administrativa.

DR. Nelson: A família é fundamental na vida de um cidadão é a célula da sociedade organizada. Ressalto aqui a minha esposa Mara e as minhas filhas Denise, Leticia e Meliza agradeço a elas pela maravilhosa companhia. É muito gratificante e ver o crescimento da cidade, que vai se desenvolver muito mais rápido com mais qualidade de vida e com um direcionamento mais urbanístico. Não podemos descuidar dessa parte urbanística, se não for assim ela vai ficar com um visual feio, está em tempo. Fazemos parceria com o poder público municipal visando colaborar com a estética da cidade. É preciso pensar sempre nas futuras gerações, mas com certeza temos feito algo é preciso muito profissionalismo. Nos preocupamos com o lazer dos moradores por isso estamos fazendo as praças. Eu quero retribuir para a sociedade fazendo alguma coisa de útil especialmente para as crianças. Parabéns Rondonópolis pelos 66 anos de emancipação politica e administrativa.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO