POLÍTICA

Candidato defende educação de qualidade e mais vagas nas universidades públicas

Apesar de o ensino público ter melhorado ao longo dos anos em Mato Grosso, e o estado ter subido 3 posições no ranking nacional da educação básica, saltando para a 22ª lugar, segundo o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), ainda é preciso ser feito muito investimento nessa área.

Com isso, o candidato a deputado estadual Alex Sandro (Republicanos), pretende lutar para que jovens de localidades distantes tenham acesso a um ensino de qualidade e que alunos do ensino médio possam ingressar em universidades públicas de forma mais justa.

Em recente visita a comunidade Campo Largo, entre os municípios de Iguaçu e Guia, o candidato a deputado ouvindo as demandas dos moradores, soube que entre os problemas enfrentados pelos moradores, um dos principais é a dificuldade que as crianças enfrentam para chegar até a escola.

"Só para as crianças chegarem até o local onde o ônibus escolar passa, é uma distância de 2 km da comunidade, em um trajeto feito a pé, que às vezes leva horas. Quando chove fica praticamente impossível chegar ao ponto", disse Alex Sandro.

"Quantas não são as crianças e jovens de outras regiões que passam pelo mesmo problema e deixam de frequentar a escola devido a dificuldade de chegar até a unidade?", questiona o candidato.

Com isso, uma das prioridades do candidato será cobrar do poder público um ensino de qualidade para todos, não apenas em sala de aula, mas que dê suporte ao aluno desde casa até a escola, a exemplo da comunidade de Campo Largo.

"Como parlamentar, pretendo ter um olhar crítico para essa área e não medir esforços e acompanhar de perto o que está sendo feito. Como fiscalizador do poder público vamos lutar para que os recursos cheguem lá na ponta aonde precisa chegar".

ENSINO SUPERIOR
Devido à ampla concorrência e às poucas vagas, o ingresso a uma universidade pública não é fácil para os jovens que sempre dependeram do ensino público. Como deputado estadual, Alex Sandro pretende lutar para que essa realidade seja mudada. 

"Sabemos que existem cotas que são destinadas às escolas públicas. Porém, nem todos que concluem o ensino médio conseguem ter acesso direto a essas universidades públicas porque as vagas são limitadas e a concorrência é muito alta. Pretendo lutar para que aumentem essas vagas e que haja mais oportunidades para os alunos que concluíram o ensino médio, e não tem recursos para prestar um vestibular ou fazer um cursinho, tenham mais chances de ingressar em uma universidade pública".

 

Da Redação (com Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo