Um evento de rico conteúdo e boa receptividade foi o lançamento do livro “Metamorfose”, do escritor Édson Ceretta, que aconteceu no dia 1º.03.2024, na Biblioteca Rachid Mamed, em Rondonópolis, Mato Grosso.
Participaram da mesa de honra o escritor, o secretário de cultura de Rondonópolis Pedro Augusto e o presidente da Academia Rondonopolitana de Letras Jerry Mill.
“Este foi, acima de tudo, um evento de confirmação e reconhecimento do talento literário do confrade Édson Ceretta também com os contos. O que, sem dúvida, ajuda a engrandecer ainda mais a importância da Academia Rondonopolitana de Letras para a nossa cidade e população”, disse Jerry Mill, presidente da ARL.
Teve uma apresentação musical do reconhecido artista Paulo Pego, que presenteou a todos com belas canções ao som do seu inseparável violão, em composições de MPB e rock nacional.
“Meus amigos, a verdade, para o escritor, é que, para cada novo intento seu, há incontáveis desafios. Muitos, desistem no meio do caminho. Para terem uma ideia, o meu primeiro livro, “À sombra do 13”, foi lançado sete anos depois das primeiras linhas escritas. Por quê? Porque eu não havia terminado a obra? Não. A obra poderia ter sido finalizada antes, mas o desestímulo, a falta de conhecimento do processo de publicação e a falta de recursos me impediram de avançar, já que a obra, mesmo escrita em frações, demorou pouco mais de três anos para ser concluída”, discursou o autor Édson Ceretta.
O livro é composto de 22 contos, dividido em dois capítulos, “Casulo” e “Borboleta”. O primeiro traz textos mais fortes, que abordam o suspense, o drama e a dor. No segundo, são mais leves e retratam temas, como amor, família, humor e conhecimento. Tem a editoria de Hermélio Silva e publicação pela E. O. S. Editora, que valoriza os autores de Rondonópolis.
Todos os presentes ao evento receberam graciosamente uma unidade do livro para sua degustação. A publicação impressa pode ser adquirida diretamente com o autor, via WhatsApp (66)-9-9611-3069, ou o livro digital pela Amazon.
“Já iniciei a leitura e vi que o Édson Ceretta nos faz lembrar os textos kafkianos, com aspectos angustiantes, surreais e absurdas, com muita mudanças repentinas e seres se transmutando, como bem destaca o escritor alemão Franz Kafka”, falou o escritor e professor de teatro Joelson Santos.
Após o lançamento, foi formada uma “Roda de Conversa”, na qual o autor foi sabatinado sobre a produção da obra em si e sua própria história literária, com perguntas das mais variadas, o que só reforçou a satisfação do escritor em respondê-las e poder interagir com os seus convidados.
“Cumprimento o Édson Ceretta, por mais essa obra que traz à comunidade, representando muito bem Rondonópolis, no contexto intelectual. Seu trabalho só enriquece a cultura e a literatura local e regional, mostrando que é, sim, possível produzir e oferecer bons trabalhos”, comentou Pedro Augusto, secretário de Cultura de Rondonópolis.
A obra “Metamorfose” é objeto do Edital de Seleção Pública nº 06/2022/Secel/MT, o “Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel e do Governo de Mato Grosso. O projeto prevê a destinação de 500 exemplares para a SECEL/MT, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBP-MT.
Fonte: Lucas Perrone/ Primeira Hora