O escritor e bacharel em Direito, Edson Roberto de Oliveira Ceretta, vai integrar a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL). Ele foi eleito pela maioria dos acadêmicos para ocupar a cadeira de número 12, que tem como patrono José Yousef Merhi.
Edson é natural do município de Palmitinho (RS) e desde 2004 vive em Mato Grosso. Ele se mudou para Rondonópolis em 2016 e, quatro anos depois, foi agraciado com o título de Cidadão Rondonopolitano pela Câmara Municipal.
“Foi em Rondonópolis que lancei meu primeiro livro, o romance “À sombra do 13”, em 2019. De lá pra cá, já participei da coletânea aterrorizante, da Travassos Editora. Estou em fase de finalização de três novos livros”, revelou à reportagem do RegionalMT.
Além de escritor, o novo membro da ARL é servidor de carreira da Receita Federal e atua como revisor da E.O.S. Editora, contribuindo com o lançamento de várias obras produzidas por autores de Rondonópolis e cidades vizinhas.
Ele também tem pós graduações em Direito Penal e Educação Inclusiva, com especialização na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com a eleição de Edson Ceretta, a ARL volta a funcionar com quadro completo. No mês passado os acadêmicos haviam escolhido a professora Cancionila Janzkovski Cardoso, conhecida como Professora Kátia, para ocupar a cadeira de número 10 – que também estava vaga.
A associação reúne escritores radicados no município e tem como principais objetivos promover a literatura e a memória cultural.
Atualmente a entidade é presidida pelo antropólogo e professor universitário aposentado Paulo Augusto Mário Isaac.
Eduardo Ramos – Da Redação