As escolas da rede pública de Mato Grosso deverão ter em 2016 um professor articulador no laboratório de aprendizagem para dar apoio aos alunos que estiverem com dificuldade de aprendizagem das disciplinas em sala de aula. A ideia é que os alunos possam progredir mas com capacidade adquirida, informou a Secretaria de Educação (Seduc-MT).
O professor de 'reforço' vai trabalhar, com o apoio do educador da sala de aula, com os alunos que tiverem com defasagem no aprendizado para que eles possam adquirir as capacidades que não foram obtidas durante o período letivo corrente, explicou a Seduc.
Avaliação externa
A Seduc também deverá implantar neste ano uma avaliação externa, na segunda semana de aula, com os alunos dos 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os alunos do 6º ano que forem fazer a prova, por exemplo, deverão ter avaliados aquilo que eles deveriam ter aprendido até o 5º ano.
A avaliação será conduzida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), por meio de parceria firmada com a pasta da Educação em Mato Grosso.