As práticas de gestão administrativa e pedagógica das escolas estaduais de Mato Grosso estão passando por uma avaliação diagnóstica que faz parte do 1º módulo do Avalia-MT, o intuito é avaliar estudantes, professores, gestores e unidades escolares estaduais. Em Rondonópolis, uma das unidades que está realizando o diagnóstico é a escola estadual Renilda Silva Moraes.
De acordo com a coordenadora da escola e da Comissão de Avaliação da Escola (CAE), Maria Adriana Ferreira, toda a comunidade escolar é convidada a participar do processo de avaliação para assim traçar a realidade escolar.
“Serão quatro módulos no total, o 1º módulo que é o que estamos trabalhando é dividido em sete dimensões: ambiente escolar, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais na Educação, ambiente físico escolar, acesso permanência e sucesso na escola,” comentou a coordenadora.
Dentro de cada dimensão serão trabalhados ainda diversos fatores. Ela explica que cada dimensão ficará a cargo de um grupo de trabalho composto por membros de diferentes segmentos. Vão participar da mobilização alunos, pais, professores, gestores, funcionários e ainda parceiros como Associação de Moradores, Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O objetivo é realizar um diagnóstico preciso, com foco na discussão e revisão do Projeto Político-Pedagógico, de todos os pontos positivos e negativos da educação estadual, além de definir diretrizes, metas e políticas públicas para o ensino mato-grossense, com base nos resultados da análise. “Com esta avaliação do sistema de ensino estadual, o governo pretende buscar a melhor qualidade do processo de ensino,” explicou a coordenadora.
Ela explicou ainda que os trabalhos tiveram início no final do mês de julho e deve se estender até do dia 03 de Outubro de 2017 com a finalização do 1º módulo. Neste período, a escola irá realizar uma assembleia com toda a comunidade escolar, onde cada grupo de trabalho deverá expor os pontos avaliados.
De acordo com Adriana Ferreira, a equipe gestora liderada pela Diretora Maria José juntamente com as professoras Marilene Carvalho e Edna Maria coordenadoras da Escola Renilda Silva Moraes está preparada para o processo de diagnóstico, uma vez que, já tem uma cultura de avaliação interna. A escola conta atualmente com 948 alunos e 94 profissionais entre gestores, funcionários e professores. “Para os indicadores que precisam ser melhorados este é o momento,” finalizou Adriana.