ESPORTES

Campeonato de Jiu Jtsu na escola Renilda promete movimentar projeto social

FONTE: ASSESSORIA
Será realizado no próximo sábado (26), à partir das 13h, na quadra de esportes da Escola Estadual professora Renilda Silva de Moraes, no Bairro Coophalis, em Rondonópolis, o primeiro Campeonato Interpolos de Jiu Jtsu. O evento faz parte do Projeto Arte Suave, caminho da sabedoria, patrocinado pela Petrobras e vai reunir os alunos matriculados nos bairros: Verde Teto, Pedra 90, Nossa Senhora do Amparo, Jardim Europa, Jardim Liberdade, Jardim Ipanema, Vila Operária e Jardim Eldorado.

De acordo com Paulo César Venâncio, coordenador geral e esportivo do Arte Suave, é a chance para os pais e para a própria comunidade acompanharem o desempenho dessas crianças e adolescentes que não se restringe em lutar e vencer apenas. “O projeto social trabalha no dia a dia todos os quesitos que incentivam a garotada a ter um bom comportamento”, afirma.

O Arte Suave conta com a parceria de várias escolas de Rondonópolis. Por isso, muitas atividades são realizadas aos sábados. Além das horas dedicadas ao esporte, nos fins de semana, eles participam de jogos lúdicos, coreografia de dança de rua e teatro, como complemento.

Uma das peças apresentadas é “Abaixo à poluição” da autora Edith Pereira Barbosa, que mostra de forma didática como todos podem contribuir para um meio ambiente saudável. O apoio e a parceria das escolas é fundamental para o sucesso do projeto, que recebeu a visita da diretora Patrícia Karina Barbosa Araújo, da Escola Carlos Pereira Barbosa, abordando a realidade entre a comunidade escolar e o papel da família na instituição, a fim de promover um diálogo entre as partes.

O professor do polo Ipanema, Erlan Pereira, garante que a educação no esporte faz toda a diferença. “Hoje observamos crianças, adolescentes e até adultos que em dia de campeonatos, jogam copinhos descartáveis e outros objetos na área restrita onde ficam as equipes técnicas. Muitas vezes, esses objetos até invadem os tatames, onde estão os atletas. O mais triste, é que algumas cenas são registradas ao lado dos próprios pais e professores. Vale ressaltar que em Mato Grosso, a Federação de Jiu Jtsu Esportivo é rigorosa em relação a conduta do atleta. Por isso, levamos com tanta seriedade o assunto no Projeto Arte Suave também”, diz Erlan.

O coordenador geral do projeto Paulo César Venâncio, é faixa preta de Jiu Jtsu 4º grau, faixa preta de karatê 4º Dan e com mais de 40 anos de experiência na modalidade, enfatiza que treinamento físico/técnico não são prioridades, embora os alunos tenham aulas de Jiu Jtsu da melhor qualidade. “Queremos fazer a diferença na vida dessas crianças como cidadãos. E não fazemos isso sozinhos. A presença dos pais nas reuniões é essencial para que possamos somar forças nesse processo de aprendizagem. Tudo o que diz respeito ao projeto, compartilhamos. Desde à limpeza dos polos à organização de campeonatos”, diz Venâncio.

Os pais que quiserem matricular os filhos no projeto, basta comparecer no sábado na escola Renilda com cópias da certidão de nascimento do menor, cópia do RG e CPF dos pais e/ou responsáveis desde que possuam a guarda da criança e comprovante de residência. Informações pelo telefone 3422-1555.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo