23.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, novembro 27, 2024

Escola Princesa Isabel foi totalmente reformada

Depois de passar por uma reforma ampla e geral a Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel localizada Rua Wesley dos Santos Arruda, S/N no Jardim das Flores, já está apta a receber seus alunos e servidores e oferecer toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos na volta às aulas.

Depois de vários meses em obras, a escola que foi totalmente reformada e readequada já se encontra liberada para o retorno das atividades, assim que a pandemia do coronavírus passar.

Para isso, a  Prefeitura Municipal investiu R$ 846.469,01 dos seus recursos públicos na reforma da escola e da sua quadra poliesportiva coberta.

Conforme informações do Engenheiro Civil e fiscal de obras da Semed, Hélio Farias a escola recebeu uma pintura geral em suas áreas internas e externas.

Durante as obras, uma parte das telhas antigas do telhado existente precisaram ser substituídas; bem como também foi trocado todo o forro de madeira que estava com problemas, por forro de PVC.

Ainda na questão da cobertura da escola, foi necessário fazer uma nova esquadria do telhado da biblioteca com estrutura metálica, assim como foi feita a troca de parte das telhas antigas do telhado existente. Aproveitando as obras na forração e cobertura foi feita toda uma readequação do sistema elétrico.

Quanto ao piso, foi feito o lixamento do piso granilite e resinados de todas as salas e, substituído por granilite o piso da cozinha e almoxarifado. Foram trocados ainda os vidros de algumas janelas que estavam quebrados. 

Na parte hidráulica, foram recuperados os banheiros dos alunos com troca de portas de madeira por alumínio e ainda a troca das louças sanitárias. Também foi construído um novo banheiro numa sala de aula ao lado da biblioteca e foram feitas novas fossas com ligação para esgoto.

Além disso, foi feito o fechamento do “Espaço Mais Educação” transformando-o em uma sala normal com paredes de alvenaria. Na verdade, esse pátio era coberto, mas as suas laterais eram isoladas com grades. Então o espaço foi fechado com alvenaria e colocadas janelas, porta e forro de PVC.

Ainda na estrutura da escola foram feitas calçadas internas e externas, sendo que nas externas, foi instalado piso tátil e recuperadas algumas canaletas de ferro do entorno da quadra para escoamento de água. No que se refere à garagem, todo o contrapiso foi refeito.

QUADRA COBERTA 

A Escola já possuía uma “Quadra Poliesportiva Coberta”, com alambrado, arquibancada etc., mas a reforma também contemplou esse espaço esportivo. Para isso, foi necessário fazer a readequação da rampa de acessibilidade e instalar o projeto de paisagismo como, construir um jardim em volta da mesma.
Quanto ao piso da quadra que já apresentava alguma deterioração devido ao tempo de uso, foi preciso fazer o apicoamento do piso e foi feito um novo. O apicoamento é quando são feitos vários furos no concreto do piso para o recebimento das malhas de ferro e, do novo concreto. 

Depois do piso pronto, foram feitas todas as pinturas e demarcações específicas para os vários tipos de esportes com tinta epox, que é mais duradoura e resistente. Todos os equipamentos e aparelhos esportivos da quadra como, traves para futsal e handebol, tabelas de basquete e redes, foram restaurados.

Todavia é preciso destacar que essa Escola atende a uma vasta clientela composta por filhos de trabalhadores, e merecia há muito tempo, uma reforma e uma readequação de sua estrutura, para melhor atender seus alunos e servidores.

Fonte: Ailton Lima – Gabinete de Comunicação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO