24 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Escola Municipal Edivaldo Zulliani Belo desenvolvendo valores na escola, dentre eles, ética e cidadania

A Escola Municipal Zulliani Belo, localizada na Av. Delfina Gomes Soares, no bairro Participação II, é regida de acordo  com os princípios da Lei 9394/96 e demais leis vigentes, que regem o ensino público. A unidade escolar foi  criada em 1993, inicialmente denominada Escola Municipal Osvaldo Sobrinho. Em 22 de novembro de 1993, a Câmara Municipal de Rondonópolis, aprovou e sancionou sob a Lei 2050, uma nova denominação que passou a se chamar Escola Municipal Edivaldo Zulliani Belo.  A instituição educacional tem como diretora a Supervisora Tereza Leones Monteiro, eleita pela comunidade escolar e atende atualmente a 705 alunos, sendo duas turmas da Educação Infantil e 22 turmas do Ensino Fundamental. 

A escola tem como coordenadoras Cristiane Maria de Castro Alves e Dionizia Alves Cardoso. Os alunos participaram do evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente realizado no dia 5 de junho do corrente ano pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Naquela oportunidade cerca de 16 escolas do município apresentaram e conheceram os projetos científicos durante 1ª. Feira de Educação Ambiental realizada pelo Juizado Volante Ambiental (JUVAM), em parceria com o Ministério Público Estadual e o poder público municipal. 

A turma do nono ano da Escola Municipal Edivaldo Zulliani Belo apresentou na prática uma forma de gerar energia usando frutas cítricas e conseguiram acender uma lâmpada pequena utilizando laranjas e fios elétricos. A diretora Tereza Leones ressalta  os valores que a escola propõe aos seus alunos; “Em primeiro lugar respeito a comunidade educativa, “unidade na diversidade”,  Trabalho  coletivo, respeito ao ambiente (controle didático e normas escolares), cuidar e educar,  respeito social e ambiental, segurança e integridade dos educandos e funcionários. O trabalho da ética cidadania, filosofia entre outros ensinos, ajuda o indivíduo a se formar como membro ativo e consciente da sociedade em que vive. O esforço educacional neste sentido visa construir o caráter desenvolvendo dez pontos principais, respeito, amor, paz, convivência, responsabilidade, solidariedade, gentileza, amizade, união, preservação ao ambiente e ao patrimônio público. Para isso é preciso desenvolver não só o intelectual mas também o físico, o psicológico e o emocional de cada um de nós.” Ressaltou a diretora Tereza Leones Monteiro. 

Por Denis Maris

 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO