Resumindo um pouco a filosofia da escola integral em simples comparação; “Não de o peixe, mas ensine a pescar” a escola vem se mantendo na liderança, muitos dizem que é pelo seu arrojado pioneirismo. A Escola Silvestre Gomes Jardim, levou o nome do antigo morador bem sucedido um dos fundadores da Vila Operária, residente na Vila Mariana, que fez a doação do terreno para a construção da escola. O senhor Silvestre queria ver a cidade de Rondonópolis crescer no setor educacional. Os moradores da então pequena Vila Mariana se reuniram em favor da causa, e não mediram esforços para a construção do prédio.
A Escola estadual “Silvestre Gomes Jardim”, situada a Rua Presidente Costa e Silva, 1365, Vila Mariana – Município de Rondonópolis é mantida pela rede oficial de Ensino do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação, criada em 10 de agosto de 1981, conforme Decreto nº. 1244/81. Nos dias de hoje são atendidos em tempo integral 125 alunos. A escola conta com 12 professores entre coordenadores pedagógicos, orientadores de área que atendem diretamente os professores, e os acompanha nos planejamentos.
Em nossa cidade, apenas 4 escolas atuam na modalidade educacional tempo integral; Escola Adolpho Augusto de Moraes, Escola André Maggi, Silvestre e Escola Pindorama. A diretora Liliane Oliveira de Souza nos dá mais detalhes sobre a missão da escola que oferece o Ensino Médio em tempo integral; “A modalidade tempo integral começou em 2017, e apesar de muitos não acreditarem no sucesso desse novo modelo lançado pelo governo do estado, a mudança foi muito surpreendente para toda a comunidade escolar.
Tudo aconteceu naturalmente e os alunos quase que imediatamente abraçaram a nova proposta. A escola inicia o expediente as 7h da manhã e encerra as 16h, servimos 3 refeições, o lanche da manhã, o almoço e o lanche da tarde. O modelo tempo integral trabalha a base curricular comum e a base diversificada, nós temos o nosso “carro chefe” que é o Projeto de Vida ele é parte integrante do nosso diferencial. Dentre esse diferencial nos temos também o Projeto Acolhimento, que é a entrada do aluno na escola, ou seja o primeiro contato do aluno com a escola, eles são recepcionados pelos alunos que já fazem parte da escola. A coordenadora Elierge Barros Costa comenta sobre as demais atividades da escola; “ Contamos ainda com as atividades diversificadas eletivas, trata-se de uma proposta em que os alunos mudam de sala e irão fazer atividades diferentes daquelas que faziam em sua sala, dentro em breve terá inicio a Gincana das Ciências da Natureza e Matemática, há também a formação dos clubes de Dança.
A escola integral é voltada para o convívio do aluno com a sociedade, a prioridade é o diálogo principalmente se o aluno estiver com notas baixas. O aluno passa a entender que ele próprio é responsável pelos seus atos, e que quando surgir obstáculos ele deve procurar soluções e não esperar que alguém tome uma decisão por ele. É uma fórmula diferenciada de aprendizagem, a escola foi presenteada com este novo modelo o projeto acredita na escola na transformação dos alunos através da auto- confiança, autonomia e auto estima.
Trabalhamos com o Clube do Protagonismo em várias dimensões, após as 16h o aluno vai escolher a sua atividade; Dança, Futsal, Ping-Pong, a Música. Temos também o Projeto Brilhantes que propõe o respeito a diversidade, e atua na conscientização dos alunos sobre os perigos do uso das drogas. A nossa escola trabalha na perspectiva de 4 pilares; Aprender a Conhecer, A prender a fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Assim trabalhamos com a disciplina eletiva da base diversificada, na nossa escola procuramos promover uma real extensão da família.” Salientou a coordenadora Elierge.
Por Denis Maris