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sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Estadual Santo Antônio em parceria com a comunidade escolar aprimora em soluções no processo educacional

No ano de 1966 o bispo Dom Wunibaldo Tailleur havia fundado, no bairro que ficou conhecido como Santo Antônio, a Escola Paroquial Santo Antônio, cuja direção confiou a Ir. Carmem Sevilha Rodrigues, Franciscana da Ação Pastoral cuja sede estava em Chapada dos Guimarães. O atendimento da escola era particular e registrada no Departamento de Educação e Cultura do Estado de MT naquele mesmo ano sob o nº. 169/66.
Funcionou como escola particular até 1973 quando passou a ser conveniada com o Estado em 1976. Não teve decreto de criação. Em 1974, foi montado, pela diretora Ir. Benedita Chalch, salesiana o processo para, de acordo com a Lei 5692/71, passar à denominação de “Escola de 1º Grau Santo Antônio”. Em 1998, pelo Decreto Governamental nº 2.242 de 04 de Maio de 1998 passou a ser estadualizada com a denominação: “Escola Estadual de 1º Grau Santo Antônio”.
Em virtude das inovações do Vaticano II, as Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral decidiram deixar a Escola a fim de dedicarem-se somente a obras evangelizadoras paroquiais. O Bispo D. Wunibaldo convida então as FMA da Casa Nossa Senhora Aparecida, residentes à rua 13 de maio, para dar continuidade a Escola Paroquial. Em atenção ao pedido de Dom Wunibaldo, a Inspetora das FMA indicou a Ir. Elvira Pedrelli, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, para a direção da escola. Portanto, por dois anos Ir. Elvira fez esse percurso todos os dias trabalhando com professoras e alunos da Escola.
O Educandário Santo Antônio em 03 de fevereiro de 1972, em comemoração ao Centenário da Congregação, a nova comunidade constituída de três Irmãs, passa a residir no mesmo prédio da escola, à rua Francisco Félix e ali se dedicaram à escola elementar diurna para crianças e noturna para adultos. Atualmente a escola está sob a direção da irmã Maria José de Oliveira e conta com um total de 985 alunos e 80 funcionários. A Escola Estadual Santo Antônio, integrante da rede Salesianas de ensino, tem como mestre fundador e inspirador São João Bosco que enfatiza: “Educação é obra do coração e só Deus tem a chave”.
E nesse sentido existe um diferencial na filosofia que norteia as ações no ambiente escolar, o caráter confessional presente oportuniza aos alunos condições de conhecer e interpretar as diferentes concepções de Homem e do mundo, pelas ciências e pela filosofia em diálogo com a Boa Nova de Cristo conforme o Método Educativo Preventivo de São João Bosco. Três pilares fundamentam nosso método educativo salesiano: razão, religião e amorevolezza – bondade e carinho. A Escola Estadual Santo Antônio conta com a parceria com a família, que em conjunto atuam na busca por soluções para melhorar o processo ensino-aprendizagem, e dessa forma os pais e responsáveis se sentem envolvidos no processo educativo, estabelecendo-se um clima de respeito, amizade e responsabilidade.
Em relação aos funcionários, existe uma cooperação mútua entre eles, e o trabalho acontece de forma fluida com exatidão e responsabilidade, ao mesmo tempo em que também há a interação com toda equipe (professores, equipe gestora), num agir também pensando no pedagógico, incentivando os educandos ao respeito e colaboração, reconhecendo a importância de cada pessoa componente do quadro e com isso valorizando o trabalho e a participação na vida da escola. A gestão escolar tem como princípios coordenar as ações, ordenar os recursos, procurando facilitar o alcance dos objetivos comuns a serviço de uma educação de qualidade, transparente, segura e desburocratizada.
A gestão democrática participativa acontece processualmente em todos os campos de atuação da escola para o aperfeiçoamento da práxis educacional, tendo em vista que cria os canais de envolvimento cada vez maior dos sujeitos sociais nas diversas etapas de discussão das prioridades da escola e da melhoria do ensino-aprendizagem.
O grande objetivo da escola é o desenvolvimento cognitivo do educando através da construção do conhecimento dentro de suas respectivas áreas, e nesse sentido o maior desafio é de minimizar os índices de alunos que apresentam dificuldades/defasagem de aprendizagem a serem superados.
A escola busca constantemente sanar pontos fracos no processo de ensino e aprendizagem, vislumbrando alcançar índices satisfatórios de aprendizagem, assim atenta e aberta para novas propostas metodológicas tem desenvolvido trabalho através de projetos interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar, atendendo às necessidades da mesma, e com isso percebe-se uma grande melhoria em termos de aprendizagem, mudanças de comportamento, atitudes de modo mais consciente que influem no rendimento escolar.
A proposta de nossa escola tem um referencial político-social decorrente de seus fundamentos. Vinculada aos princípios cristãos, nossa visão educativa se funda na centralidade da pessoa a humana e tem como meta a comunhão social: justa, fraterna, solidária, participativa, livre, democrática, a serviço da vida.

Por Denis Maris.

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