31.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva – Integrando a família e a escola aberta a comunidade priorizando o diálogo

A origem da instituição começou com a doação da área pelo senhor Ramiro Bernardo da Silva (patrono da escola) em conjunto com a sua esposa Luzia Vasconcelos da Silva. Ramiro nasceu no Estado da Bahia na cidade de Oliveira dos Brejinhos no dia 08 de julho de 1912. Veio para Rondonópolis em 1949 onde fixou moradia. Naquela ocasião passou muita fome por que naquele tempo não tinha o que comprar, Rondonópolis era um imenso matagal.
Tirou uma área de terra na cabeceira do córrego Canivete onde por algum tempo tocou uma diversificada lavoura, transformando-se algum tempo depois em uma chácara que passou a vender frutas e verduras na cidade. O patrono Ramiro Bernardo da Silva faleceu em 21 de junho de 1981, deixando a sua segunda esposa com três filhos pequenos, o mais novo com 2 anos e 3 meses. Após sua morte o nome da Escola foi mudado para Ramiro Bernardo da Silva em sua homenagem.
Fundação oficial; No dia 28 de novembro de 1974 o governo do Estado de Mato Grosso através do Decreto 2.317/74 criou a então Escola de 1º. Graus Jardim Pindorama, momento em que funcionava apenas a 1ª. e 4ª. séries. Em 1984 a escola muda de nome conforme a Lei 4.712/84 de 2 de julho de 1984, momento em que foi denominada de Escola Estadual de 1º. Ramiro Bernardo da Silva em substituição a Escola Estadual Jardim Pindorama. No ano de 1988 a escola foi autorizada a funcionar com as 8 séries. Em 1992 é decretada a elevação de nível da escola passando a receber a denominação de Escola Estadual de 1º. e 2º. Graus Ramiro Bernardo da Silva conforme o Decreto 1.856 de 20 de agosto de 1992 Portaria 3.277/92 de 15 de novembro de 1992. Naquela ocasião começou a funcionar o Curso Técnico em Contabilidade.
No período de 1999 a 2001 a escola oferecia o Ensino Médio, na modalidade regular e suplência. A partir de 2002 oferecendo somente Ensino Fundamental e Ensino Médio, na modalidade regular e Suplência em fase de terminalidade. A diretora Rosana Gonçalves da Silva, fala sobre a coordenação pedagógica e sobre a importância dos colabores; “A coordenação Pedagógica segue as normas da Lei Orgânica do Estado, sendo aos mesmos eleitos pelos professores efetivos da unidade escolar.
Os professores que atuam na instituição são todos da rede pública, alguns efetivos e outros contratados. São todos formados a nível superior e a maioria com especialização. Entre os colaboradores disponíveis, destacamos; Conselho Deliberativo Escolar, Direção Escolar, Coordenadores, Articuladores, Professores. Auxiliar Administrativos, Secretária, Bibliotecário e Auxiliares de serviços diversos. Os professores regentes são peças indispensáveis no sucesso do processo educacional.
Com os alunos na escola as famílias se tornam melhores, temos salas para especiais, este ano estamos com 12 alunos especiais. Geralmente os pais de alunos são pequenos empresários, comerciantes, trabalhadores autônomos. O nosso bairro é de classe média, as famílias acompanham os alunos na escola. Temos alunos de vários bairros da cidade, Conjunto São José, Jardim Atlântico, Vila Aurora e outros. Nós temos 45 professores e 15 servidores de funções diversas, participamos das atividades cívicas no município e ao todo 605 alunos nos dois períodos. A nossa filosofia de trabalho é embasada na prioridade ao diálogo.
A educação ilumina os cidadãos e faz com que eles se libertem dos preconceitos passando desta forma a construir um mundo melhor para si mesmo e para o próximo. Temos o projeto Consciência Negra no qual a uma participação muito intensa dos alunos, na questão da educação religiosa nós não ressaltamos a religião em si ou seja a denominação, enfatizamos a importância da religião para as pessoas.” Salientou a diretora Rosana Gonçalves da Silva.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO