32 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Estadual Profa. Maria Elza Ferreira Inácio inova resgatando valores, biblioteca, meio ambiente e parceria com o centro cultural José Sobrinho

No ano de 1994 moradores do Núcleo Habitacional Marechal Rondon começaram a organizar o setor educacional naquele bairro e região. Não havia escola próxima ao residencial Marechal Rondon, a comunidade local então se reuniu e fez gestões junto as autoridades estaduais do setor, e logo foi atendida. A Escola Profa. Maria Elza Ferreira Inácio foi criada pelo governo estadual através do Decreto 4.530/94. A diretora Marta Cristina Theis, técnica administrativa faz um breve relato histórico e fala sobre os projetos que são oferecidos aos alunos com o apoio de toda a comunidade escolar.”
Primeiramente quero ressaltar a homenagem de toda a comunidade do Residencial Marechal Rondon, para a saudosa professora Maria Elza Ferreira Inácio patronesse da escola. Ela nasceu na cidade de Turiúba no estado de São Paulo, educadora incansável, começou a lecionar muito jovem, no ano de 1970. A educadora abnegada, graduou-se em Licenciatura Curta em Ciências Exatas na UFMT em Rondonópolis. Foi professora de várias unidades escolares em Rondonópolis, entre as quais; Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, Escola Estadual Major Otávio Pitaluga e Escola Estadual Marechal Dutra. Aos 38 anos de idade ela foi acometida de uma grave doença que a impossibilitou de continuar lecionando. A educadora faleceu aos 45 anos em 01/01/1991, desta forma a comunidade organizadora da escola prestou uma merecida homenagem a educadora ao denominar a escola do Residencial Marechal Rondon de Escola Estadual Profa. Maria Elza Ferreira Inácio.
Aqui nós atendemos cerca de 930 alunos nos três períodos, no diurno o Ensino Fundamental, noturno Ensino Médio regular e EJA. A nossa região cresceu muito hoje temos outros bairros cuja as populações são atendidas por nós, e como exemplo citamos o bairro D. Osório e os novos bairros próximos, o que perfaz um grande índice da nossa clientela educacional. Os nossos professores são preparados eles tem curso superior, e prestam um atendimento muito especial a todos os alunos, são pessoas que acima de tudo gostam do que faz. Nos quadros da escola temos 54 professores e 30 servidores. Este ano agregamos vários projetos extra classe, temos uma parceria com o Centro Cultural José Sobrinho, momento em que os nossos alunos tem aulas de teatro, violão e capoeira.
Temos também o Projeto Jardim que é composto por plantas ornamentais, trabalho organizado pelos nossos alunos este projeto é um grande sucesso na escola. Desta forma estamos conscientizando a todos os alunos para a importância de preservar as plantas e o meio ambiente, é o nosso momento ecológico. O Projeto Biblioteca está tendo uma grande receptividade por parte dos alunos, que já estão utilizando para pesquisas, temos uma excelente coletânea de livros, apesar do nosso espaço não ser muito grande. Outro projeto que nos estaremos promovendo na escola em breve é o Resgatando Valores, que terá o apoio de uma psicóloga, esse projeto será mais um diferencial muito importante para apoiar os nossos alunos.
A clientela atendida por esta Unidade Escolar vem de bairros muito carentes, são pessoas de boa vontade, que nos ajudam nos eventos, nas reuniões. São pais e mães de alunos que superam as dificuldades, acompanham seus filhos na escola e dão o melhor de si para que eles não se afastem do convívio escolar. Outro fator em que a escola se une a comunidade são as atividades com os alunos de necessidades especiais. Todo o trabalho educacional, é árduo é um verdadeiro sacerdócio, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Os nossos eventos tradicionais, festejos cívicos e outros são abertos a toda comunidade escolar. Rondonópolis vive hoje um momento de grande crescimento no setor educacional, temos que estar cada vez mais preparados para atender a demanda do setor que é um dos mais importantes para toda a sociedade rondonopolitana.” Salientou a diretora Marta Cristina Theis.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO