A Escola Estadual Marechal Dutra uma das mais tradicionais da cidade, apesar de estar em ampla reforma mantem normalmente as suas atividades. A coordenadora Aline Fabiane fala sobre a estrutura de atendimento da escola; “Nós atendemos cerca de 800 alunos, em dois turnos matutino e vespertino ofertando a aprendizagem do 1º. Ciclo até o 3º. Ano do Ensino Médio. O nosso corpo docente é formado por 40 professores, todos muito competentes todos procuram atender da melhor forma as necessidades dos nossos alunos. O nosso diretor Evandro Silva Brocua sempre nos apoiando em nosso trabalho, temos as nossas coordenadoras Edileuza Nascimento Jacynto e Lidyane Santana de Castro Anjos muito dedicadas e que também amam a educação.
Estamos apresentando de momento a Gincana Pedagógica, no dia 20 de novembro estaremos comemorando a Consciência Negra com a apresentação de 13 eventos na escola. São 13 culminâncias dentre elas na área de humanas, o Sarau literário e a Biblioteca integradora que são projetos de leitura que envolvem todos os alunos. Nós realizamos eventos esportivos em nossa quadra de esporte e, participamos dos jogos estudantis. A escola está passando por uma grande reforma, por isso não temos de momento espaço para a apresentação de matérias extra- curriculares.
Mas nós temos vários projetos em andamento, a exemplo do Projeto da Matemática, para o conhecimento financeiro dos alunos, matéria essa que foi oficializada pelo Ministério da Educação recentemente. Ainda falando do Projeto de Leitura, eu trouxe alguns livros de Mato Grosso do Sul; Tosco, Caco, o Barato das baratas que são temas bem condizentes com a nossa realidade. Estamos promovendo projetos com foco na Cidadania após a reflexão dessas leituras. Para o ano que vem teremos um numero reduzido de turmas, devido a aceleração da reforma e pela exiguidade do tempo, ou seja o prazo para entrega dos serviços pela construtora está marcado para o mês de agosto do ano que vem. Possivelmente teremos somente um turno, mas tudo será estudado com a comunidade escolar.” Finalizou a coordenadora Alline Fabiane.
Por Denis Maris