A Escola Estadual José Salmen Hanze recebe esse nome por ter como patrono José Salmen Hanse, nascido em ABAY, pequena cidade situada próximo à Capital do Líbano. Após a 1ª Guerra Mundial veio para o Brasil, morou em São Paulo e depois em Mato Grosso do Sul, onde ficou conhecido pelo nome de Turquinho por causa das viagens de caminhão turco que fazia para seu amigo Amim Abui Marched em Campo Grande e nas estradas onde passava negociando. Junto com Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon) chegou com seu caminhão em Rondonópolis e tornou-se vendedor de sal em Itiquira.
José Turquinho ficou rico e comprou terras em Rondonópolis. Foi o primeiro conquistador da cidade. Doou terrenos para importantes instituições de Rondonópolis, entre eles, o terreno onde está construída hoje a escola Estadual José Salmen Hanze criada pelo Decreto nº. 082/75 de 01 de Julho de 1975, autorizada pela Portaria nº. 119/82 e reconhecida pelo decreto nº 3.274/92-CEE/MT.
Na época de sua fundação atendia somente alguns bairros mais próximos e funcionava somente com as quatro primeiras séries no sistema multisseriado. Com aumento da demanda houve a expansão da estrutura física e a implantação das séries subsequentes do ensino fundamental regular e posteriormente foi implantada a suplência no período noturno. Gradativamente a suplência foi sendo substituída pela modalidade Aceleração e esta última pela Educação de Jovens e Adultos. Como a escola acompanhou todas as mudanças e inovações na área da educação, também passou a oferecer CBAI (Ciclo Básico de Aprendizagem Inicial) e CBAC (Ciclo Básico de Aprendizagem de Continuidade) que foram substituídos pelo modelo de Escola Organizada por Ciclo de Formação Humana. Atualmente, a escola atende o Ensino Fundamental organizado em Ciclo de Formação Humana e Ensino Fundamental e Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendendo as turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Para atender os alunos a escola conta com 68 (sessenta e oito) profissionais capacitados com formação adequada às suas respectivas funções. A escola atende 854 alunos de classe trabalhadora, a maioria de baixa renda oriunda de vários bairros como: Vila Salmen I, Vila Salmen II, Parque Universitário, Jardim Ipanema, Jardim Alvorada, Vila Roseli, Vila Mamed, Jardim Lourdes, Verde Teto, Jardim Vetorasso, Vila Rica, Padre Lothar, Vila Olinda, Tancredo Neves, Ana Carla, Vila Canaã, Jardim Amizade, Jardim Morumbi, Bairro Santo Antônio, São Francisco, Bairro Santa Teresa, Residencial Acácia, Jardim Maracanã, Magnólia, Residencial Fiúca e Gleba Rio Vermelho.
Tanto para a modalidade do Ciclo de Formação Humana quanto para a EJA – Educação de Jovens e Adultos o ensino na escola está voltado à construção significativa dos conhecimentos necessários para uma cidadania completa. Baseia-se numa formação geral comum a todos garantindo o desenvolvimento das aptidões dos alunos, capacidade de raciocínio, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Procura-se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico, atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.
Especificamente na Educação de Jovens e Adultos, o corpo docente e equipe gestora espera que a proposta curricular (projetos multidisciplinares) tenha um papel significativo na vida escolar de cada educando, contribuindo na formação dos valores afim de que conheçam os direitos e deveres, a justiça, a igualdade da sociedade na qual estão inseridos, como também orientar tais alunos sobre as mudanças sociais e tecnológicas que acontecem de forma rápida, a consciência e o respeito pelo meio ambiente e sua preservação contribuindo desta forma para o desenvolvimento da autoestima, da cidadania e a inserção de jovens e adultos mais preparados para competir no mundo do trabalho.
Da Redação Denis Maris