31.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho na Vila Olinda incentiva as atividades extra classe e mostragem científica

A escola tem a sua origem devido ao crescimento populacional que acontecia na região da Vila Olinda. Após o levantamento de dados em que se verificou esse aumento, as lideranças locais solicitaram uma audiência pública onde a comunidade pediu
A Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso a criação de uma nova escola, com a aprovação dos deputados e vereadores presentes na Assembleia ficando acordada a criação desta escola no ano de 2005. Após os tramites legais e comprovação dos dados a Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho foi criada pelo Decreto 1.150 de 6 de Fevereiro de 2008 e começou suas atividades no dia 17 de Março de 2008 e ano letivo em 14 de Abril de 2008, visando atender a necessidade da comunidade. A escola é mantida pelo governo do estado, está localizada na Av.
Pastor José Francisco S/N NA Vila Olinda II. Conta com 13 salas de aula, 01 Biblioteca, 01 Laboratório de Informática, 01 Secretaria, 01 Refeitório, 01 Sala para Profissionais, 01 Sala para Direção, 01 Sala da Coordenação, 02 banheiros masculinos, 02 banheiros femininos, 01 Laboratório de Aprendizagem. 01 Sala de Recursos Humanos, 01 Palco e um grande espaço recreativo.
A patronesse da escola Francisca Barros de Carvalho nascida em 1927 na cidade paulista de São José do Rio Preto tinha formação acadêmica e ensino primário completo, migrou para a região Centro Oeste em 1966. Chegou a Rondonópolis em um caminhão, até hoje o conhecido Pau de Arara. Em 1992 mudou-se para a área pouco habitada de nossa cidade foi uma das primeiras moradoras da região da Vila Olinda. Começou então um movimento social juntamente com o seu filho mais novo Osvaldo Barros de Carvalho que naquele período atuava como presidente do bairro. Em 2001 aos 75 anos de idade teve uma parada respiratória e veio a falecer. Ela deixou 15 filhos e 32 netos.
A diretora Francisca Aparecida destaca os projetos da escola, que tem uma intensa participação de todos os alunos e a comunidade escolar em geral; “ A nossa escola atende cerca de 1.000 alunos. Temos entre funcionários de vários setores e professores cerca de 82 profissionais. Três coordenadores que prestam toda a sua atenção na organização dos trabalhos; Marcia Ribeiro do Nascimento Ludgero, Elba Delavy e Aristóteles Moraes de Oliveira. A nossa clientela são crianças do Ensino Fundamental II e III, Ensino Médio Regular noturno, Ensino Médio Inovador, EJA Fundamental e EJA Médio.
Temos salas de recursos multifuncionais atemos 16 alunos especiais. O recreio dos nossos alunos é com música, temos também me/sa de Ping Pong, Pebolin. Dentre os nossos projetos temos a II Mostra Científica que foi realizado no dia 18 de Agosto, temos o Projeto Diversidade Cultural na área de humanas realizado no dia 15 de Setembro, temos também o Projeto Primeira Mostra de Matemática a ser realizado no dia 5 de Outubro próximo. Para o mês de Novembro temos o Projeto Roda de Leitura e Varal do Saber. Nós temos ainda a visita ao Museu da cidade com os alunos do vespertino do 5º. ao 8º. Anos.
Uma das nossas maiores preocupações para com a escola é que até hoje a instituição no foi inaugurada oficialmente. Segundo informações há algum obstáculo por parte da construtora, e até o momento não foi construída a nossa quadra de esportes. Essas questões vem de muito tempo atrás, mas a comunidade escolar nos cobra essas ausências. Nós solicitamos também instrumentos de fanfarra para a escola, estamos aguardando a chegada deles. Ressalto aqui o trabalho de todo o nosso quadro de professores e servidores em geral, bem como a atuação dos articuladores. Em nome das professoras Leiliana Xavier e Noemi Jacob parabenizo a todos pelo maravilhoso empenho para com os nossos alunos. É finalidade da escola uma educação que vise sempre a qualidade do ensino e a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. Assim a Proposta Pedagógica da Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho está baseada em Aprender a Aprender; valores como; respeito, solidariedade, huamanidade, disciplina, coletividade e compromisso.” Salientou a diretora Francisca Aparecida Coinete.

Por Denis Maris da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO