36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Estadual Elizabeth Freitas Magalhães foca no projeto Político Pedagógico com o compromisso da cidadania

A Escola Estadual Profª Elizabeth de Freitas Magalhães situada à Rua Carlos Pereira Barbosa, nº 68, no Bairro Jardim Atlântico foi criada pelo Decreto n° 870/84 publicado no Diário Oficial do dia 05/09/1984 e
autorizada pela resolução n° 346/88 de 20/12/88 cujo Reconhecimento do nível I a VIII, pela portaria SEE 873/92 de 02/06/92 e portaria nº 3277/92 de 15/12/92 no Diário Oficial de 29/12/92.
Registra-se que, até então, a escola funcionava como salas anexas da Escola Renilda Silva de Moraes.
A partir de então, a Escola é mantida pela Rede de Ensino do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
A princípio a Escola funcionava com dois turnos; oferecia Ensino Fundamental de I a VII série e Pré-escolar atendendo em média 90 alunos por turno, com um diretor, uma secretária e equipe técnica pedagógica.
A Escola atende atualmente três turnos, com uma clientela de aproximadamente 1.600 alunos oferecendo o Ensino Fundamental organizado por Ciclos no período matutino e vespertino e Ensino Fundamental modalidade EJA e Ensino Médio Seriado matutino e noturno e também na modalidade EJA no período noturno. A Gestão Escolar é composta por uma diretora, CDCE, Conselho Fiscal, Conselho de Classe, três Coordenadores Pedagógicos, Secretária e Professores, contando também com uma Articuladora para o 1º, 2º e 3º Ciclo.
A partir destas mudanças iniciou-se outro processo de discussões com relação a mudanças nos processos de ensino aprendizagem, e a necessidade de organização da Escola enquanto sistematização daquilo que vinha acontecendo. As conquistas se mantiveram em função do grupo e da mediação das pessoas que estão a frente dos trabalhos. Em 2006 a Escola através de seus Profissionais da Educação trabalhou na reformulação do Projeto Político Pedagógico. A crescente mudança e conquista, gerou uma série de novas expectativas, as quais se transformaram em metas e ações para a Escola.
Caracterização da instituição, aspectos históricos; A Escola iniciou suas atividades em fevereiro de 1984 com 4 salas de aulas, inicialmente em 2 casas do bairro, cedidas pela Construtora Treze (responsável pela construção das casas do bairro Jardim Atlântico), após 2 meses de aula, a mesma Construtora cedeu um barracão, e então nos transferimos para lá permanecendo aí até 1986 quando passamos para o prédio próprio da Escola cuja infra-estrutura contava com 6 salas de aula (6 X 8), uma cozinha, uma sala de direção, uma sala de professores, uma secretaria, um banheiro masculino e um feminino ( com 3 box cada um ), funcionando em apenas um pavilhão. Mais tarde, em 1988, foi feita a ampliação passando a ter então, dois pavilhões e nove salas de aula e em 2001 foi inaugurado o terceiro pavilhão, passando a ter então quinze salas de aula, um refeitório e a cozinha da escola. Em 2002, foi construída a Quadra Coberta da escola para a prática da educação física. Nesse meio tempo, tivemos como diretores: Carlos Pereira Barbosa (1984-1990), Sueli Aparecida Alves Líria de Moraes(1991), Regina Lourdes de Oliveira(1992-1994), José Cirilo da Silva (1995-1997), Valdelice de Oliveira (1998-2003), Aguinaldo Antônio Cláudio ( 2004-2005) e Ana Lourenço (2006-2009).
Patronesse; A Patronesse da Escola é a professora Elizabeth de Freitas Magalhães, ela nasceu na cidade de Barra, estado da Bahia, no dia 16 de junho de 1924, filha de Elias Magalhães e Idalina de Freitas Magalhães. Veio para Mato Grosso ainda pequena, e junto a seus pais fixou residência em Guiratinga. Cursou o primário no Instituto Santa Terezinha (Guiratinga) e o ginásio no Colégio Evangélico Buriti (Buriti). Ainda em Guiratinga cursou o Normal Regional na Escola Normal D. Camilo Farezin. Foi Diretora por 5 anos no Grupo Escolar “Bel. Júlio Müller”, iniciou sua carreira de educadora em 1954 pelo ato nº 914/54 de 07/04/54., publicado no Diário Oficial de 13/04/54 como professora PP.1. Neste estabelecimento de Ensino ficou até 1969, quando se transferiu para Rondonópolis. Cursou o Magistério na Escola Estadual de 1º e 2º graus Sagrado Coração de Jesus.
A boa vontade, o desejo de contribuir para uma educação cada vez mais eficiente, foram metas que nortearam a sua atuação nos dois estabelecimentos de Ensino em que se lotou: Escola Estadual de 1º e 2º graus Major Otávio Pitaluga e Escola Estadual de 1º grau Pindorama. Foi também o desejo de ser uma boa profissional que a levou a estudar.
Graduou-se em 1975, em Estudos Sociais pelo Centro Pedagógico de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Por uma doença fatal foi arrebatada do meio educacional, falecendo em 01 de fevereiro de 1980.
Filosofia da escola – Rodrigo Leandro Lemes Gonçalves diretor da Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães ressalta; "A escola tem como filosofia favorecer o desenvolvimento coordenado nos planos físicos, psíquicos e cognitivos estimulando a integração da criança e do jovem ao meio ambiente, envolvendo-se no processo ensino-aprendizagem através do seu potencial de descobertas, criatividade e habilidade como ser pensante, dando-lhe ferramentas que lhe propicie ser um cidadão crítico e atuante socialmente.
Com a finalidade de consolidar as ações propostas e tão bem explicitadas no seu contexto, a Escola propõe com responsabilidades crescentes, o Projeto Político Pedagógico, assumindo o compromisso com a construção da cidadania, a qual pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social, dos direitos e responsabilidades em relação a vida pessoal, coletiva e ambiental e na perspectiva de garantir o exercício da cidadania plena, na conquista de direitos e deveres reconhecidos pela Constituição Federal, na busca de alcançar a eficiência e eficácia na gestão Escolar, vinculado ao processo ensino – aprendizagem políticos e culturais oferecidos pela Escola Professora Elizabeth de Freitas Magalhães.
Lançar novos desafios para que os serviços oferecidos atendam as necessidades de direitos inalienáveis de toda pessoa, bem como a elevação da escolaridade de milhares de crianças, jovens e adultos. Trabalhamos com o ensino médio inovador” temos 2.000 alunos nos três períodos, fazem parte do nosso quadro geral entre professores e colaboradores cera de 140 pessoas. Temos vários projetos especiais coo oi PRINARTE onde focamos nas atividades culturais música, dança e teatro, sãoprojetos extracurriculares organizados pelo professor Welington do projeto Educomunicação no sistema rádio da escola, atuamos também com o projeto Literação em que os alunos fazem pesquisa sobre os autores. Temos também a nossa feira de Ciências no seguimento exatas, matemática, física, química, a feira vai acontecer nos dias 27 e 28 deste mês de Setembro. O nosso tradicional bingo será realizado este ano no próximo dia 15 as 16hs. No esporte temos o inter-classe que vai começar em Novembro são os nossos jogos esportivos.” Salientou o professor.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO