A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Martins A unidade é a maior instituição de ensino da grande Vila Operária e uma das maiores do município. Foi fundada em 18 de maio de 1973. A instituição educacional é uma unidade pública de referência em qualidade de educação, que busca, cada vez mais, atender à comunidade. Iniciou suas atividades com quatro turmas de alunos, sendo duas 5ª e duas 6ª séries que funcionavam no Centro Social João XXIII como salas anexas da Escola Estadual Deputado Emanuel Pinheiro.
Em 18 de maio, de 1973, a escola foi inaugurada pelo então Governador do Estado, José Fragelli, e delegado de ensino Dr. Ney Vilela, com o nome de Centro Educacional Daniel Martins Moura, sendo o terreno doado pelo 1º prefeito eleito de Rondonópolis, Daniel Martins Moura, o qual passou a ser o patrono da escola. Como marco da honrosa presença governamental, foi plantado no pátio da escola um pé de cedro, que existe até a data de hoje.
Em 1978, foi criado o curso de Magistério sob o número do reconhecimento n° 3 277 em 15/12/1992 no Diário Oficial de 29 de dezembro de 1992. O Curso Propedêutico foi autorizado pela Resolução 181/85 e reconhecido pela Portaria n° 5 428/91 no Diário Oficial de 01/11/1991. A Escola Estadual Daniel Martins de Moura vem ganhando destaque a cada ano não só através das suas atividades curriculares e extra curriculares, mas com a tradicional Mostra de Ciências. Com participação da comunidade escolar, os alunos mostraram a sua criatividade, e chamaram a atenção das autoridades.
Ressalta a diretora Diomar Aparecida da Silva; “ A Escola Daniel Martins Moura vem realizando as suas tradicionais Mostras Científicas que tem por objetivo promover uma reflexão entre os alunos em vários temas a fim de criarem projetos que lhes permitam entender melhor os conteúdos dados em sala de aula. Temos ainda a Gincana Literária, Atividades sobre a Consciência Negra, o Novembro Rosa, realizamos também na escola palestras sobre a conscientização do Autismo e participamos das datas cívicas. A escola abriga hoje 1.400 alunos nos três turnos, manhã e tarde ensino regular e a noite o semestral modular e l02 funcionários entre professores e pessoas com funções diversas compõe o quadro da escola.” Salientou a diretora.
Por Denis Maris