A Tradicional Festa Junina do EEMOP vai acontecer no dia 14 de Junho às 19hs no pátio da escola, toda a comunidade escolar está envolvida na organização do evento e conta com a presença de todos os segmentos da sociedade rondonopolitana bem como das autoridades estaduais e municipais. Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, EEMOP, foi criada pelo Decreto número 973 de 01 de Julho de 1965, inicialmente teve como nome “Escola Técnica de Comércio” e funcionou em caráter de empréstimo na Escola Estadual Marechal Dutra, até que em 1971 terminou a construção onde funciona atualmente, em 1972 é inaugurado o Centro Educacional Major Otávio Pitaluga, neste mesmo ano foi cedida para o funcionamento do curso Magistério e Escola Técnica.
Durante todo o seu processo de criação, e consequentemente processo histórico, essa instituição ofereceu vários cursos, dentre eles Ensino Fundamental, Segundo Grau Técnico em Contabilidade, Secretariado, Normal dentre outros. Algumas personalidades ilustres que ministraram aulas na Escola EEMOP, o juiz de direito Dr. Pedro Pereira Campos Filho, o ex prefeito e advogado saudoso Walter Ulissea, o ex prefeito, advogado Dr. Carlos Gomes Bezerra, e o ex secretário de educação e diretor do curso de Direito da UNIC Dr. Antonio Schommer.
O diretor Ademilson Pereira Carlos fala sobre os principais eventos da escola neste ano de 2019; “ Nós contamos com uma intensa participação de professores e alunos na nossa tradicional Festa Junina, a nossa festa sempre foi muito animada, agregamos a ela um conjunto de elementos artísticos e culturais que fazem a diferença. Temos as quadrilhas dançantes, comidas típicas, o desfile do garoto e garota da escola, apresentamos também a Boite cultural comandada pelo DJ. Michel. Temos ainda os projetos extra classe com aulas de campo na Gleba Rio Vermelho, e o projeto astronomia de iniciação científica em parceria com a FMT dentre outros. A escola funciona nos três períodos, manhã, tarde e noite abrigando nas suas instalações aproximadamente 1.670 alunos.” Disse o diretor Ademilson.
Da redação; Denis Maris