36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

Escola Daniel Martins de Moura na vanguarda da mostragem científica

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Martins A unidade é a maior instituição de ensino da grande Vila Operária e uma das maiores do município. Foi fundada em 18 de maio de 1973. A instituição educacional é uma unidade pública de referência em qualidade de educação, que busca, cada vez mais, atender à comunidade. Iniciou suas atividades com quatro turmas de alunos, sendo duas 5ª e duas 6ª séries que funcionavam no Centro Social João XXIII como salas anexas da Escola Estadual Deputado Emanuel Pinheiro.
Em 18 de maio, de 1973, a escola foi inaugurada pelo então Governador do Estado, José Fragelli, e delegado de ensino Dr. Ney Vilela, com o nome de Centro Educacional Daniel Martins Moura, sendo o terreno doado pelo 1º prefeito eleito de Rondonópolis, Daniel Martins Moura, o qual passou a ser o patrono da escola. Como marco da honrosa presença governamental, foi plantado no pátio da escola um pé de cedro, que existe até a data de hoje.
Em 1978, foi criado o curso de Magistério sob o número do reconhecimento n° 3 277 em 15/12/1992 no Diário Oficial de 29 de dezembro de 1992. O Curso Propedêutico foi autorizado pela Resolução 181/85 e reconhecido pela Portaria n° 5 428/91 no Diário Oficial de 01/11/1991. A Escola Estadual Daniel Martins de Moura vem ganhando destaque a cada ano não só através das suas atividades curriculares e extra curriculares, mas com a tradicional Mostra de Ciências. Com participação da comunidade escolar, os alunos mostraram a sua criatividade, e chamaram a atenção das autoridades.
A Escola Daniel Martins Moura realizou nos dias 28 e 29/06 a sua 2ª. Mostra Científica, que teve por objetivo promover uma reflexão entre os alunos em vários temas a fim de criarem projetos que lhes permitam entender melhor os conteúdos dados em sala de aula. A mostra teve como tema “Ciência para a redução das desigualdades”, para que o evento se tornasse harmonioso os organizadores a dividiram em 8 subprojetos.
A professora Guiomar Guilherme de Souza Machado, coordenadora da Mostra ressaltou que o evento científico envolveu os alunos do ensino médio, diferentemente da primeira edição do evento, cujo foco foi em áreas do saber como Química, Física, Biologia e Ciências humanas. Ela falou a nossa reportagem com entusiasmo sobre a receptividade da Mostra; “Este ano, procuramos dar uma visão transdisciplinar para a nossa Mostra e o que queremos com isso é que o aluno tivesse uma visão ampla dos projetos que estão trabalhando. O nosso objetivo é que eles se interessem mais pelas ciências, que criem projetos, que construam novos conceitos, para entenderem melhor aquilo que vem em sala de aula.
Um dos projetos participantes da Mostra foi o desenvolvido por um professor de Artes com os seus alunos, que teve como tema a arte e a contribuição do pintor e inventor renascentista italiano Leonardo da Vinci para a diminuição da desigualdade social e de todos os tipos. Assim, o aluno vivencia e cria a sua aprendizagem, isso é muito mais significativo do que só ficar em sala de aula para que a aprendizagem fique em sua memória de longo prazo. Eventos como esse ajudam a fixar o conhecimento, a 2a Mostra Científica da Escola Daniel Martins Moura, foi um grande sucesso de conteúdo e de público e teve o apoio de toda a comunidade escolar.” Concluiu a professora Guiomar Guilherme. O diretor da escola professor Adão fez uma avaliação do evento; “ Na nossa avaliação a Mostra Científica foi extremamente positiva toda a comunidade escolar se mobilizou, foram apresentados inúmeros trabalhos educativos, dentre eles o alerta contra as drogas, a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente. A escola abriga hoje 1.400 alunos nos dois turnos sendo 90 entre professores e pessoas com funções diversas. A educação é fundamental no processo de desenvolvimento de qualquer país.” Salientou o diretor Adão Hipólito Garay.

Por Denis Maris.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO