Aconteceu nessa quinta (14), durante todo o dia, o evento “Era uma vez” na Secretaria Municipal de Educação, uma formação voltada para os professores, coordenadores e diretores, para fomentar o lúdico no processo de aprendizagem no ensino infantil.
Esse eixo, organizado pelo departamento de gestão infantil, direcionado para a formação de crianças de 4 a 5 anos, tem como objetivo, enfatizar o ato de contar histórias, discutir como deve ser feita a escolha das obras literárias a serem narradas e proporcionar momentos de deleite e encantamento durante a contação de histórias.
Para Maria Sueli Bonfim, gerente do Departamento de Gestão Infantil, a função da escola é fomentar a criatividade, sendo do professor a responsabilidade de criar várias possibilidades pedagógicas para potencializar o desenvolvimento integral da criança no cotidiano do ambiente escolar. “As crianças não querem uma escola desmotivante, sem cor, sem luz, sem brilho. O professor deve encantar as crianças e a literatura oferece inúmeras oportunidades de se trabalhar com todas as temáticas de uma maneira prazerosa”, completa Maria Sueli.
Participante do evento, a professora Sharla Fagundes da escola Melchíades Ferreira Miranda, afirmou que como o universo da criança se constitui através do brincar o conteúdo trabalhado na formação auxilia no desenvolvimento da oralidade, e da motricidade das crianças.
O evento promove ainda uma exposição de livros de histórias, oficinas de músicas infantis, oficinas de contação de histórias lidas ou improvisadas e sugestões de recursos confeccionados pelos próprios professores, ampliando as possibilidades e as vivências do ensino nas unidades.