Equipes da Saúde e Assistência Social fazem abordagem para levar ajuda a dependentes químicos

Equipes das Secretarias de Promoção e Assistência Social e da Saúde do Município, juntamente com o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, fizeram a abordagem a dependentes químicos em uma casa com risco de desmoronamento no bairro Vila Mariana. Os dependentes químicos que frequentam o local vivem em meio ao lixo acumulado, que pode, além de trazer perigo a eles, causar riscos a saúde coletiva.
A primeira abordagem foi feita pela Assistência Social, que ofereceu auxílio para os dependentes químicos que se encontravam no local. De um total de quatro pessoas, duas já indicaram que desejam ajuda. “Essas pessoas precisam de encaminhamento para tratamento da dependência”, afirmou o coordenador do Centro Pop, que será inaugurado na próxima semana, Danilo Ferreira de Oliveira.
Na abordagem, tanto a Vigilância Sanitária como a Vigilância em Saúde e Sanear solicitaram permissão para realizar a limpeza do local, o que foi prontamente aceito pelos dependentes químicos que estavam no terreno.
Segundo o coordenador Vigilância em Saúde, Edgar Prates, a área será limpa pelo Sanear e a Defesa Civil será comunicada para que tome as medidas necessárias em relação à casa que possui apenas três paredes com grandes rachaduras. Também será comunicada a Secretaria de Receita do Município para que identifique o proprietário do imóvel utilizado para o uso de drogas e prossiga com as ações pertinentes à situação.
As equipes chegaram até o local após denúncias de vizinhos para a Vigilância Sanitária, que esteve no terreno e identificou primeiramente o problema, com explicou a coordenadora do órgão, Janaina Castelhano Estolano. Como não é somente o lixo a questão a ser resolvida, a Assistência Social e a Vigilância em Saúde também foram comunicadas e a abordagem foi a primeira ação, com o objetivo de prestar auxílio aos dependentes químicos, que correm risco vivendo e frequentando o terreno.