Equipe médica de Bauru (SP) treina enfermeiros locais para controle de hanseníase

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis firmou parceria com o Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru (SP) para treinar 23 enfermeiros da rede pública no serviço de controle da hanseníase. A capacitação começou nesta segunda-feira (20) e acontece durante os exames para identificação dos casos da doença em alunos das escolas públicas da cidade que foram selecionadas para estudo da hanseníase no público infantil.
Os médicos responsáveis estão percorrendo as escolas onde existem estudantes que participaram da Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase que possuem casos da doença na família ou mancha de pele suspeita. Somente os alunos que apresentarem termo de consentimento dos pais ou responsável, autorizando a avaliação dos profissionais de saúde, são submetidos ao exame clínico dermatoneurológico.
Nesta segunda a equipe realizou os exames que servem como aula de qualificação para os enfermeiros na Escola Municipal Jardim Gramado – Caic e na Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa. Na terça (21) o treinamento acontece na Escola Estadual Renilda Silva Moraes, a partir das 7 horas. Em seguida o trabalho vai ser realizado na Escola Municipal Edvaldo Zuliane Belo e na Escola Estadual André Maggi.
Camila Aoki Reinas – técnica do Programa de Hanseníase do Município – explica que o grupo de enfermeiros treinados deve atuar como multiplicadores dos conhecimentos entre os demais profissionais que atuam no atendimento à população. A partir daí todos devem trabalhar na busca ativa dos casos suspeitos. Ela explica que ‘no momento em que um caso é diagnosticado, o paciente inicia o tratamento que pode durar de seis meses a um ano’.
Mais informações podem ser obtidas com os técnicos Camila Aoki Reinas (66) 9975.7712 e Lourenço Ribeiro da Cruz Neto (66) 9619.8096.