Programa Saúde em Ação esteve na região da Vila Olinda
O Programa Saúde em Ação, realizado pela Prefeitura de Rondonópolis, através da secretaria municipal de Saúde, esteve nesta sexta-feira (22) na Vila Olinda, Pedra 90 e Jardim Ana Carla, para as atividades do mutirão de combate à dengue. Os trabalhos começaram às 8 horas na Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho, com o lançamento das atividades pela secretária de Saúde, Marildes Ferreira. As atividades de enfrentamento ao mosquito da dengue e outras doenças foram realizadas durante todo o dia, até às 17h.
Até o último dia 20 de fevereiro já haviam sido registrados em Rondonópolis neste ano 1.098 casos de suspeita da doença no município.Entre as notificações foram confirmados 764 casos de dengue clássica; três com complicações e um, hemorrágica.
O Programa Saúde em Ação foi lançado no dia 25 de janeiro pelo prefeito Percival Muniz na região da Vila Operária. Ação semelhante foi realizada nos bairros Cidade de Deus, Parque São Jorge e Residencial Farias no dia 8 de fevereiro. Além dos mutirões, a secretaria tem buscado a parceria da comunidade e desenvolvido ações pontuais e rotineiras para combater o avanço da dengue. Segundo a secretaria, o trabalho já começou a surtir efeito.
“Os casos considerados mais graves só foram registrados no mês de janeiro e todos os pacientes já tiveram alta hospitalar. O que mostra que o trabalho que vem sendo feito pelas nossas equipes já vem trazendo resultados positivos”, observou Marildes.
No entanto, ela destacou que a luta contra o mosquito tem que ser permanente, não se pode abaixar a guarda. “Não podemos retroceder um segundo. Temos que avançar, sempre. Por isso, vamos continuar trabalhando, buscando a adesão de novos parceiros para essa luta, pois com mais pessoas engajadas no mesmo propósito, que é o de salvar vidas, certamente atingiremos mais rápido o nosso objetivo: vencer essa guerra contra o mosquito da dengue”, frisou.
Por isso, a secretária ressaltou a importância dos alunos do período matutino da Escola Estadual terem acompanhado o início das atividades.“Pois, são pessoas que estão diretamente em contato com os adultos e são importantes no processo de sensibilização”, disse Marildes, referindo-se às ações de combate aos focos do mosquito da dengue.
Em nome da Câmara, o presidente, vereador Ibrahim Zaher, destacou que o momento é de unir forças para enfrentar o problema. “Bem sabemos que a melhor maneira é a prevenção. Estamos juntos nessa luta para livrar nossa cidade dessa doença. Somos parceiros não apenas nesta ação específica, mas em muitas outras que possam beneficiar as pessoas”, disse.
Além do presidente da Câmara, também, estiveram presentes ao lançamento do início dos trabalhos do Programa na região da Vila Olinda os vereadores Reginaldo dos Santos, Adonias Fernandes, Claudio da Farmácia e Jailton do Pesque-Pague. Todos, também, se colocaram à disposição para ajudar a multiplicar essas ações de combate à dengue.
Visitas
Como parte do Programa Saúde em Ação, os agentes foram às casas para conversar com moradores e orientar sobre os riscos de manter reservatórios com água, plantas, caixas d’água destampadas ressaltando que até mesmo a tampa de uma garrafa de refrigerante pode ser abrigo para a larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O controle dos depósitos é feito com a utilização de (saco de lixo e luvas), tratamento focal com larvicida, distribuição de material educativo, educação em saúde e divulgação para os moradores da realização dos trabalhos do mutirão. Os trabalhos, que se iniciaram às 8h, prosseguiram até às 17 horas. Ao todo, segundo a secretaria de Saúde, foram visitados 2790 imóveis de 108 quarteirões dos respectivos bairros beneficiados pela 3ª edição mutirão.
Serviços
Durante o mutirão, as equipes levaram, ainda, orientação também sobre o combate da leishmaniose e do caramujo africano. Além disso, a equipe da Secretaria de Saúde ofereceu os serviços de emissão do Cartão SUS, acompanhamento de crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, com controle de peso e medida. Os profissionais realizaram também o cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC, exames de pele para avaliar suspeitas de casos de hanseníase, além de orientações sobre tuberculose e oficinas. A prestação desses serviços ocorreram na Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho.
Já os jovens e adultos da comunidade vão receber informações sobre os métodos de sexo seguro repassadas pela equipe do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids, junto com o serviço de controle de pressão arterial e distribuição de material educativo. Os atendentes da Ouvidoria do SUS vão acolher reclamações e sugestões dos moradores e os técnicos do CCZ fazem a coleta de sangue de cães para testes rápidos, bem como a vacinação antirrábica. Esse serviço do CCZ contou como suporte do serviço de carroçinha para fazer o recolhimento dos animais doentes.
Agora, os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder vão coletar no período de 04 a 15 de março o lixo e entulho que foram retirados dos quintais e colocados em frente às casas.
O programa coordenado pela secretaria de Saúde tem, além da Coder, a parceria das demais Pastas, Sanear, Ministério Público, Câmara de Vereadores, entidades e comunidade em geral.
A quarta edição do mutirão já tem data marcada, acontece no dia 8 de março, na região do Jardim Iguassu. Duas semanas depois, dia 22 março, os moradores da região do Jardim Liberdade também serão beneficiados com o mutirão do “Programa Saúde em Ação”.
Valdeque Matos – Ascom