GERAL

Equipe do Centro de Nefrofologia divulga resultado de ação na praça

A equipe do Centro de Nefrologia de Rondonópolis que comemorou o Dia Mundial do Rim com uma ação especial na Praça dos Carreiros, no centro da cidade, atendeu 450 pessoas da comunidade durante a campanha realizada nos dias 11 e 12 de março. A coordenadora Lara Regina Silva Luz antecipa que os pacientes que apresentaram alguma alteração no exame de sangue vão passar por outras avaliações e receber acompanhamento da equipe, caso confirme a doença.

Vandeberg de Almeida – responsável técnico e coordenador da enfermagem – calcula que dentre os atendimentos feitos em praça pública, 34,22% das pessoas passaram pela triagem de diagnóstico de risco feita na análise do sangue. O processo identificou que 26,63% das pessoas apresentaram algum problema considerado em potencial elevado por manter em 5% os valores acima da média informada pelo Ministério da Saúde. Os pacientes com alterações vão passar por exames específicos.

O enfermeiro alerta que a população pode prevenir a doença renal com alimentação saudável, redução do consumo de sal, controle do peso e exercícios físicos diários. Ele acrescenta que tomar água é fundamental para a saúde do rim. “A doença renal crônica é lenta e progressiva e nem sempre o paciente percebe o avanço dela. Quando os sintomas aparecem já pode ser um caso de emergência. Esses bons costumes vão ajudar a prevenir a doença do rim e outras, como hipertensão e diabetes”, orienta.

Outra sugestão de prevenção feita pelo enfermeiro é a rotina de controle da pressão arterial e da glicemia capilar para os pacientes hipertensos e diabéticos, além de consultas médicas anuais para fazer o diagnóstico de risco com exames de ureia, creatinina e proteinura 24 horas. Caso se constate o problema, um quarto exame vai identificar o estágio da doença.

Marcílio Francisco de Souza – gerente de Divisão do Centro de Nefrologia – explica que a central de regulação e o laboratório central do município trabalham junto com a unidade no apoio aos pacientes que apresentaram alterações nos exames realizados durante a campanha em praça pública. Esses pacientes vão ser encaminhados para acompanhamento e possíveis tratamentos, caso se confirme a presença da doença renal.

Lara Luz informa que já foram agendados exames específicos para os pacientes e o sistema de atendimento é monitorado pelo Centro de Nefrologia. Entre os exames necessários está o de ultrassonografia de vias urinárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo