Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participa de congressos em Curitiba

A equipe do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis está participando do 11º Congresso de HIV/AIDS e do 4º Congresso de Hepatites Virais (HepAids 2017), que tem como tema “Prevenção Combinada: Multiplicando Escolhas” que acontece entre os dias 26 a 29 de setembro em Curitiba (PR).
Os dois eventos são organizados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV e das Hepatites (DIAHV) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e tem como objetivo reafirmar o compromisso do Ministério da Saúde, por meio do DIAHV, no fortalecimento da saúde para todos e do contínuo debate com a sociedade civil, pesquisadores e profissionais da saúde no âmbito do SUS.
Durante os eventos serão realizadas diversas atividades científicas tais como oficinas, capacitações e cursos pré-congressos.
A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentim Chaves, destacou que a participação nos eventos é uma oportunidade de conhecer e trocar experiências em relação ao que está sendo feito em prevenção, atenção e tratamento ao HIV/AIDS, às IST e às hepatites virais.
“Estamos atualizando nossos programas de hepatites virais, sífilis e IST/AIDS e adquirimos experiências para implantar no município principalmente em relação a grande campanha da sífilis, que já está sendo colocada pelo MS como uma epidemia. Nós vamos montar estratégias para notificar e reduzir os casos de sífilis do nosso município,” explicou Mariúva.
A gerente ainda destacou que recebeu a informação durante o congresso que Rondonópolis está entre os 50 municípios imunes de casos de HIV em crianças há 10 anos.