A campanha de vacinação antirrábica vai ser intensificada em Rondonópolis no sábado (28). O veterinário responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses do Município, Marcelo de Oliveira, antecipa que a população vai contar com 58 postos de vacinação no Dia ‘D’ da campanha nacional que começou em outubro, nas comunidades do campo. A meta é vacinar 30 mil cães e gatos nas zonas urbanas e rurais.
Marcelo de Oliveira conta que uma unidade volante começou no mês passado a percorrer todas as propriedades rurais no município para vacinar os animais de estimação de graça. Até agora já foram vacinados cerca de dois mil cães e gatos. No sábado vão ser 58 equipes para atuar nas unidades de saúde, em algumas escolas e centros comunitários da cidade, no período das 7h30 às 17 horas.
O veterinário alerta aos donos de animais que adotem medidas de segurança na hora de leva-los para vacinar. Ele orienta os moradores a adotarem guias e coleiras fortes para evitar acidentes. Outra recomendação é que os animais de grande porte sejam conduzidos por adultos e nunca por crianças.
Marcelo de Oliveira chama a atenção ainda para a necessidade de se vacinar toda a população de cães e gatos, já que o município tem registros recentes da doença em bovinos. “É preciso vacinar os animais porque existe o vírus da raiva em Rondonópolis. Se essa doença se manifestar em cães e gatos pode atingir também o ser humano”, alerta.
A vacinação prossegue depois nas comunidades rurais e na Unidade de Vigilância em Zoonoses que funciona no período das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, no quilômetro 2 da rodovia MT-130, no Globo Recreio.