Oportunidade de conquistar uma profissão, incrementar a renda familiar ou atualizar conhecimentos e ganhar um diferencial no mercado de trabalho. Essas são as expectativas mais marcantes entre as 332 pessoas qualificadas na série de oficinas de capacitação oferecidas pela equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis no primeiro trimestre de 2016. O secretário Hussein Daoud fez a entrega dos certificados numa solenidade especial, na tarde desta segunda-feira (28).
Juliana Maria de Souza Lima (31) – moradora do bairro Francisca Garcete – acredita que o certificado de conclusão da oficina de design de sobrancelha é a possiblidade de conquistar um emprego e ganhar o próprio dinheiro. “Esse certificado é a minha liberdade porque me dá a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, aposta. As donas de casa Ana Carla Pressotto (27) e Jeane da Silva (28) que participaram da oficina fuxico na região Grande Conquista querem tentar ganhar dinheiro com o artesanato.
João Batista Matos Neto (19) teve a oportunidade de atualizar os conhecimentos e melhorar o desempenho profissional na oficina de corte de cabelo realizada na Vila Verde. “Ganhei bastante aprendizado com essa oficina. Para mim que já trabalho na área serviu como atualização. Esses novos conhecimentos vão me ajudar a fazer a diferença no mercado”, avalia.
Aprender a fazer a decopagem em vidro foi uma experiência inovadora para Valdete Rodrigues Pereira (29). Ela foi porta-voz do agradecimento de todas as alunas na região Grande Conquista. A expectativa dela agora é por uma nova etapa de vida, com mais chances de incrementar a renda familiar. “Vou começar uma fase nova, cheia de conhecimentos conquistados neste curso”, destaca.
Empenho de todos
O secretário Hussein Daoud avalia que o resultado positivo do programa coordenado pelas gestoras Fátima Martins e Patrícia Pimentel é conquistado graças ao apoio incondicional do prefeito Percival Muniz e da Câmara de Vereadores, além da parceria com associações de moradores, igrejas e outras entidades. “Esse é um resultado nota dez, graças ao apoio do prefeito que quer ampliar ainda mais o investimento na qualificação das pessoas”, fala.
Ana Carla Muniz – secretária de Educação do Município – lembrou que o programa de qualificação e geração de renda alternativa foi criado e implantado no período em que ela comandou a Pasta de Assistência Social, entre dezembro de 1998 a 2002. E de lá para cá funciona como incentivo e oportunidade para as famílias que lutam para melhorar a condição de vida.
“Antes, as pessoas da comunidade não tinham essa oportunidade. Por isso, implantamos o programa de cursos naquela época e trabalhamos muito nesta gestão para melhorar ainda mais e ajudar jovens e mulheres a conquistarem espaço no mercado de trabalho ou se tornarem empreendedores dentro de casa ou em pequenos negócios. O prefeito investe recurso próprio nessas ações e ficamos muito felizes com o fato dessas pessoas melhorarem de vida”, afirma Ana Carla.
O presidente da Câmara de Vereadores do Município, Lourisvaldo Manoel de Oliveira – o Fulô – participou da solenidade de entrega de certificados no auditório da Secretaria de Educação e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da Assistência Social. “Fiz questão de participar para parabenizar o secretário Hussein e a equipe pela trabalho excelente”, acrescenta.