22.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 21, 2024

ENTREVISTA COM VEREADOR DICO (SD)

Denilson Roberto Sodré de Oliveira – Dico nasceu em Poxoréo, estado de Mato Grosso, em 30 de maio de 1968, filho da Sra. Elzita Sodré de Oliveira e do Sr. Francisco Joaquim de Oliveira pecuarista. A mãe Sra. Elzita foi administradora por mais de 20 anos do antigo P.A.M. (Posto de Atendimento Médico).

Dico é Assistente Social, casado com a Sra. Lucimar Justino Sodré, tem dois filhos,  Rafael Roberto Sodré e o Gabriel Roberto Sodré. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de vida do ilustre parlamentar Rondonopolitano;

JFR; Como foi a sua infância e quais as melhores lembranças daquele período, e como surgiu o apelido Dico?

Vereador Dico; “A minha infância foi normal como praticamente a maioria das crianças, corríamos pelos campos jogávamos bola, a meninada me chamava de DIco e ficou. Foi uma infância alegre e sadia, nós morávamos próximo a Praça da Saudade, quando ainda era o cemitério da cidade, e o aeroporto na Frei Servácio, a minha avó morava bem em frente a Praça dos Carreiros.”

JFR; Como foi a sua trajetória educacional?

Vereador Dico; “Eu sempre gostei de acompanhar o desenvolvimento da cidade desde os primeiros anos escolares. Estudei na Escola Santo Antônio, na Escola Sagrado Coração de Jesus, estudei no EEMOP, depois fui para a faculdade onde concluí o curso Serviço Social.”

 JFR; A sua família tinha laços com a vizinha cidade de Poxoréo, como se deu essa aproximação, como a sua tradição familiar se concretizou?

Vereador Dico; “Essa aproximação com a cidade de Poxoréo se deu pela tradição da nossa família, os pais da minha mãe, meus avós são fundadores de Poxoréo. Naqueles tempos havia um costume familiar, quando a filha estava grávida, se juntava a mãe para ter o bebê, e desta feita minha mãe foi para Poxoréo onde eu nasci. Naquela ocasião Rondonópolis ainda não tinha os mesmo recursos que havia naquela cidade vizinha. A tradição familiar se concretizou através dos meus tios Adelino Joaquim de Oliveira conhecido por Bilezão, o Binão que tinha o famoso forró do Bino, o Ademar que trabalhava na prefeitura. O meu avô estava entre as 25 famílias que vieram a pé da Bahia juntamente com a família do João Baiano.”                                                                                                                          

JFR; Quais foram as atividades ou seja trabalhos diversos que mais influenciaram a sua personalidade na caminhada durante vida?

Vereador Dico; ”Na minha adolescência eu acordava as 4 da manhã para entregar pão, chegava em casa as 7h dormia até as 8;30  e todos os dias eu ia para o Estádio Luthero Lopes, sempre no meio  dos profissionais, mas eu nunca cheguei a me profissionalizar. O futebol é uma das grandes lembranças que trago comigo, a última vez que o Tigrão foi campeão amador eu jogava no time. Por outro lado eu sou um dos fundadores da Pedrinha, sempre fui apaixonado pelo ramo compra e venda de carros, me habituei a fazer essa atividade. Trabalhei também durante 8 anos na Sanemat  entregando talões de agua nas ruas, fiquei durante 12 anos na assessoria do Dr. Hélio Pichione e na assessoria do prefeito José Carlos do Pátio, foram trabalhos que me deram um grande amadurecimento humano e social.”

JFR; Como foi o início das suas atividades na política?

Vereador Dico; “Através do futebol eu conhecia praticamente todas as pessoas da cidade, inclusive as lideranças, durante a eleição do Welington Fagundes para deputado federal juntamente com o Barreto que era candidato a deputado estadual, eu comecei a fazer um trabalho diferenciado, fazendo reuniões em todos os lugares possíveis. Nós íamos para a Cidade Alta e inúmeros bairros da cidade, naquelas reuniões sempre estavam presentes 40 quase 50 pessoas, Em um período anterior  ainda no tempo do Candinho, Moisés eu ia com o meu pai no veículo C 10 pregar cartaz dos candidatos nos postes da cidade. Desta forma eu fui passo a passo naturalmente construindo as bases para as que seriam as minhas futuras candidaturas. Estou hoje com dois mandatos no legislativo local e agradeço o apoio e a receptividade dos meus eleitores.  Sempre tive vontade de servir ao próximo, há mais de 35 anos colaboro com inúmeras pessoas na área da saúde. Fui candidato a primeira vez em 2012 momento em que fui eleito com 1.786 votos estive como legislador nos anos de 2013 a 2016, posteriormente  tentei a reeleição em 2016 e fiquei como Primeiro Suplente de vereador momento em que obtive 1.503 votos. Em 2020 fui eleito com 1.445 votos fui o terceiro vereador mais votado nessa legislatura, são votos fidelizados pela amizade atenção e consideração, é um motivo de alegria e orgulho para mim.”

JFR; O que representa a família para o senhor?

Vereador Dico;  “A família é a célula mãe de toda a sociedade, é o esteio e a base que traz o progresso humano e social. Quero neste momento parabenizar o Gabriel meu filho mais novo  ele foi aprovado no ENEM  para o Curso de Medicina, de 6 vagas em Cuiabá ele ficou em primeiro lugar para a escola pública e ficou também em quarto lugar em Curitiba PR entre 6 vagas para ingressar no ensino superior também no Curso de Medicina ele ficou em quarto lugar. Já  meu filho Rafael trabalha com Sistema de Informação graças a Deus está muito bem e realizado na sua função. Quero aqui fazer um agradecimento especial a minha esposa Lucimar Justino Sodré pela dedicação, grande companheira e apoiadora incansável do nosso lar. Ela é formada em Pedagogia dá aulas em Rondonópolis, tenho uma família abençoada.”

JFR; O que representa a cidade de Rondonópolis para o senhor?

Vereador DIco; “Esta cidade sempre foi  o meu sonho, tenho um orgulho muito grande por viver aqui, e de ter sido eleito vereador pelo segundo mandato, agradeço a esta querida população rondonopolitana. Deixo aqui o meu nome e o de minha família registrados na história desta cidade.”

JFR; Para encerramos esta entrevista como o senhor avalia esta atual legislatura e as anteriores em que o senhor participou. A quem o senhor gostaria de agradecer por ter lhe incentivado em algum momento de sua vida? Desde já os nossos agradecimentos e os agradecimentos da direção do Jornal Folha Regional, que agora também aumentou o seu poder de mídia sendo Jornal, Rádio e Televisão.

Vereador Dico; “Da Legislatura da qual participei de 2013 a 2017 nos tivemos uma Câmara muito efetiva, eu fiz um bom mandato, voltando agora com 13 novos vereadores, eu tenho pregado aos colegas que quanto mais nos unirmos mais força nós teremos, o vereador sozinho não consegue fazer muita coisa. E nesta união nós vimos o nosso apelo para que o governo do Estado abrisse as UTIS, na próxima semana nos estaremos em Cuiabá no setor governamental da Saúde, nesta semana nós estivemos com o Secretário de Infraestrutura do Estado o senhor Marcelo averiguando as obras na W11, eu como presidente da comissão de obras apresentei a ele a importância do projeto que está sendo executado ali. Estamos projetando a nossa cidade para ser uma cidade grande, e como exemplo se nós tivéssemos projetado a Avenida Goiânia hoje ela seria uma pista dupla. Rondonópolis hoje é uma referência mundial. Aproveitando este momento quero dizer que nós no legislativo estamos passando momentos difíceis por não podermos nomear assessores, estão querendo fazer concurso para  que as pessoas ocupem esse cargo, o que na minha opinião é inviável. Precisamos resolver esse impasse junto com a Justiça. Quero agradecer a Deus por nós dar saúde, e tudo que necessitamos, agradeço aos meus familiares, amigos e aos meus eleitores. Quero prestar uma homenagem  ao meu tio Bilé Adelino Joaquim de Oliveira, e através do nome dele nominar o meu Gabinete “Adelino Joaquim de Oliveira”. Ele sempre me incentivou na minha caminhada até chegar aqui. Agradeço também ao Jornal Folha Regional e seu diretor Evandro Santos por esta oportunidade. Muito feliz por estarmos indo há mais de 300 milhões em obras, num bom trabalho do Executivo Municipal.”

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO