Enfermeiros medem IMC de pacientes do Centro de Nefrologia

Dezenas de pacientes do Centro de Nefrologia passaram, na manhã desta terça-feira (30), por um atendimento especializado de uma equipe do Departamento de Ações Programáticas, da Secretaria Municipal de Saúde, que foram na unidade para fazer a medição do Índice de Massa Corpórea – IMC. O trabalho, tem por finalidade aprofundar a prevenção e eliminar os fatores de risco de doenças cardíacas e faz parte de atividades relacionadas ao Dia Mundial do Coração.
A gerente do Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Jane Paula Gonçalves, explicou que o plicômetro, aparelho usado para medir a gordura corporal, passa agora a ser material volante da equipe de enfermeiros e técnicos do setor para o auxílio no trabalho e nos cuidados da saúde cardíaca da população. “Sempre fazemos a aferição da pressão arterial, em eventos com o público interno e externo, e a partir de agora também teremos este recurso para aprofundar o atendimento. O acúmulo do tecido adiposo está diretamente relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares”.
No cronograma especial, elaborado em alusão ao Dia Mundial do Coração, a equipe das Ações Programáticas já passou, nos últimos dias, pela prefeitura, pelo Caps Adulto e pela própria Secretaria de Saúde, onde atenderam servidores públicos e também a população em geral. Para amanhã (1º), está marcada uma visita ao Caps Infantil, enquanto que na quinta-feira (2) será a vez do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS – SAE.
“As pessoas que são classificadas com IMC acima do normal são informadas sobre a importância de buscar um encaminhamento na unidade de referência em saúde do seu bairro, ESF, e fazer uma consulta com um nutricionista no Ceadas para adotar um novo método de vida, que, claro, deve vir aliado com a prática de atividades físicas. Às vezes, por mais que saiba que está acima do peso, o paciente acaba tendo a conscientização que precisava para começar a se cuidar mais vendo ali em números o seu nível de gordura e sendo informado do risco que corre”, disse Jane Gonçalves.