Enfermeiros da Santa Casa são capacitados para fazer teste rápido de HIV

Preparar os profissionais de saúde que atuam no departamento de obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia para saberem diagnosticar casos de HIV e hepatite ‘B’ em parturientes e adotar intervenção imediata em prol da mãe e da criança. Esta é a proposta da equipe técnica da Secretaria de Saúde do Município que começou a segunda etapa do Curso de Capacitação em Teste Rápido ofertado aos enfermeiros do Hospital, na tarde desta terça-feira (7).

Farmacêuticos e Bioquímicos que atuam nas unidades prisionais e no Pronto Atendimento Municipal – PA também participam do curso que prossegue nas tardes de quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de abril, na sala de treinamento da Santa Casa. O interesse é preparar todos os profissionais para fazer o teste rápido determinado pelo Governo Federal como medida de proteção à saúde da mãe parturiente e de crianças recém-nascidas em todo país.

O curso é uma das ações do Programa Rede Cegonha que trabalha para melhorar cada vez mais o atendimento de saúde pública às gestantes e às crianças nos primeiros anos de vida. Ana Maria Lino começou a primeira aula falando sobre a rede que já faz parte da rotina da obstetrícia da Santa Casa. A técnica Cristina Pereira da Silva oferece informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids durante o curso.

Gislaine Pedromilo de Oliveira que é gerente do Serviço de Atendimento Especializado – SAE e a farmacêutica da unidade, Tânia Mara dos Santos, também atuam como instrutoras da capacitação oferecida aos profissionais que foram contratados depois da primeira etapa do curso, realizada há dois anos. Tânia Mara vai falar sobre a validação dos testes que foram aprovados pelo Ministério da Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo