24.4 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Enem testa nesse domingo mais de 4 milhões de estudantes

Mais de 4 milhões de estudantes de 1.414 municípios vão fazer hoje (31), em 8.510 locais em todos os estados e no Distrito Federal, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas pelo Ministério da Educação a cada dois anos e que está na 11ª edição. São 63 questões objetivas e uma redação, em que o candidato tem a oportunidade de testar seus conhecimentos. Em Mato Grosso são mais de 75.000 e em Rondonópolis, mais de 5.000 concorentes
O exame é um dos requisitos para concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 500 instituições utilizam o resultado do Enem como critério para seleção de ingresso no ensino superior. Com uma boa pontuação, a prova pode ajudar na obtenção de bolsas, no acesso a programas de assistência social e facilitar a obtenção de vagas em cursos de graduação.
As provas serão realizadas das 13 às 18 horas e os portões serão fechados às 12h55, segundo o coordenador nacional do Exame Nacional do Ensino Médio, professor Dorivan Ferreira. Os candidatos devem levar apenas lápis, caneta, borracha e um documento de identidade, com fotografia. Não devem estar com aparelhos eletrônicos, como celulares e relógios que acessam Internet, pois terão que ser recolhidos, assim como as bolsas das candidatas e outros objetos que levarem.
De acordo com o coordenador do Enem, o desempenho dos candidatos tem melhorado nos últimos anos e o teste serve também para aferir o aprendizado realizado nos 12 anos de escola do estudante, no ensino fundamental e no ensino médio.
Dorivan Ferreira deu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, explicando que os estudantes que não tiveram uma boa nota em provas anteriores do Enem podem se candidatar ao teste novamente . As questões são semelhantes às dos vestibulares. Uma resposta errada não anula uma certa, como ocorre em alguns concursos públicos. Trata-se de "prova multidisciplinar contextualizada com as coisas que aconteceram no mundo nos últimos tempos", diz o professor.
Quem perdeu o comprovante de inscrição pode retirá-lo pela Internet (www.enem.gov.br) para saber o local da prova, pois tem que apresentá-lo antes de ingressar na sala. Deve ser entregue também na sala de prova o Questionário Socioeconômico que foi enviado às suas casas juntamente com o Manual de Inscrição
G1 news

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO