Em todo o país, cerca de um milhão e 400 mil estudantes, em 1.400 municípios, devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 31 de agosto deste ano. Em Mato Grosso, a expectativa é que seja superado o número de participantes em relação ao ano passado, que foram 50.635. No estado, as provas serão realizadas em 67 municípios.
O Enem está na 11º edição. No gênero, é considerado um dos maiores processos de avaliação do mundo, sendo o maior da América Latina. O exame possibilita aos profissionais da educação a identificação das boas práticas e as deficiências que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem. Funciona ainda como fator de mobilização da comunidade em torno da qualidade do ensino.
A participação no Enem é voluntária, mas vem crescendo em função da adoção do exame por muitas instituições de ensino superior, como um dos critérios de acesso. Já se aproximam de 600 as faculdades que utilizam o Enem no processo de seleção. A realização da prova funciona ainda como pré-requisito para acesso a bolsas de ensino em escolas particulares. É o caso, por exemplo, do programa Universidade para Todos (ProUni).
Normalmente as provas são realizadas por quem está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio. Mas pessoas em outras situações também têm feito o exame.
Até o dia 18 de agosto, os alunos devem receber, no endereço indicado na ficha de inscrição, o cartão de confirmação do local da prova. Caso isso não ocorra, o aluno deve se informar numa agência dos Correios ou acessar o site do Inep www.inep.gov.br. No dia 31, as provas serão realizadas das 12 às 17h (horário de Mato Grosso).
FONTE: TVCA
Redação