28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Encontro internacional coloca os olhos do mundo e do Brasil sobre MT nas questões ambientais

Começa na próxima quarta-feira (01.04), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o Katoomba Global Meeting 2009, encontro mundial de desenvolvimento sustentável, que reúne durante quatro dias em Mato Grosso, mais de mil pessoas entre ambientalistas e autoridades nacionais e internacionais, além de representantes da sociedade civil organizada. Estão confirmadas participações de representantes da África do Sul, Europa, Estados Unidos, de diversos Estados brasileiros, entre outros.

Esta edição do encontro internacional conta com a parceria do Governo de Mato Grosso e ONGs ambientais como o Instituto Centro de Vida (ICV). O coordenador do ICV, Sérgio Guimarães, acompanhou em Alta Floresta no último sábado (28.03) a visita de 13 embaixadores de países membros da União Europeia, que vieram ao Estado conhecer o processo de produção sustentável, a busca do equilíbrio entre preservação ambiental e crescimento econômico. O ambientalista falou da importância de se divulgar para o Brasil e o mundo o que Mato Grosso tem feito.

“É possível fazer isso, está se buscando essa convergência que se chama sustentabilidade nas suas várias dimensões, sustentabilidade ambiental, social, mas também sustentabilidade econômica, então acho que é importante a divulgação internacional e a visita dos europeus e a realização do encontro Katoomba coloca os olhos de várias pessoas do Brasil e do mundo sobre Mato Grosso e vão ver como as coisas estão acontecendo por aqui”, comentou Sérgio Guimarães.

Para o coordenador da ONG, em Mato Grosso há uma evolução na percepção e na forma de agir em relação ao meio ambiente por parte de diversos atores sociais, mas há ainda um caminho bem significativo a ser percorrido.

Essa também foi a impressão levada pelos embaixadores europeus. Ivan Jancaresk, embaixador da República Tcheca, observou que há uma preocupação tanto por parte das autoridades, como de produtores e sociedade civil organizada em encontrar soluções que garantam o desenvolvimento sustentável. “Percebemos que Mato Grosso já está avançado na forma de produzir levando em consideração a preservação ambiental. Vamos repassar às autoridades dos nossos países as informações e o que vimos aqui”, destacou o embaixador.

Em Alta Floresta, município localizado na região Amazônica, a discussão girou em torno da redução do desmatamento e queimadas na floresta amazônica. Temas que serão amplamente discutidos esta semana no evento mundial Katoomba Global Meeting.

O evento, promovido anualmente pelo The Katoomba Group e Forest Trends, um grupo sediado nos Estados Unidos tem a proposta de debater e buscar soluções nas questões ambientais, como controlar o desmatamento na região amazônica brasileira, mudanças climáticas, implantação de medidas para redução de emissão de gases por desmatamento e degradação da terra – conhecido por REDD e o pagamento pela prestação de serviços ambientais.

Sérgio Guimarães explica que discussões como as que vão ocorrer no Katoomba, são necessárias e fazem parte de um processo de construção. “É uma discussão que deve ser aproveitada para encaminhar alguns projetos, algumas ideias, a expectativa é que coloque Mato Grosso na frente dessas possibilidades como o pagamento de serviços ambientais prestados. É preciso amadurecer, são coisas novas, a gente precisa de tempo para as coisas acontecerem, mas muitas coisas estão acontecendo na prática”, disse o ambientalista que participou há dois anos de uma edição do Katoomba, realizada em São Paulo.

POLÍTICAS INTERNACIONAIS – A realização de um encontro internacional em Mato Grosso é fruto do trabalho desenvolvido há anos pelo Governo do Estado. Desde o início da sua primeira gestão, o governador Blairo Maggi tem divulgado internacionalmente as informações reais sobre a produção agrícola e as políticas ambientais desenvolvidas no Estado. Maggi já palestrou para estudantes em Universidades no exterior, manteve encontros com autoridades e se fez presente em diversos encontros ambientais em diferentes países. Inclusive participou da edição passada do Katoomba, nos Estados Unidos, quando ofereceu o Estado para sediar a edição deste ano.

O secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alexander Maia, representou o Governo do Estado junto à comitiva dos embaixadores europeus na visita à Alta Floresta e fez um histórico das ações do Governo na área ambiental. O secretário lembrou o empenho do poder público mato-grossense em encontrar soluções, lembrando que milhões de pessoas vivem na região amazônica. Um dos pontos destacados refere-se a queda da taxa anual do desmatamento que caiu de 11.000 quilômetros quadrados em 2003 para 2.000 quilômetros quadrados. “Isso é resultado de políticas que foram implementadas ao longo desse período", comentou.

A programação do encontro foi dividida em dois momentos. Nos dias 1º e 2 de abril, serão realizados os fóruns, abertos aos participantes inscritos – cerca de mil pessoas -, que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 3 e 4 de abril, acontecem no Hotel SESC Pantanal, em Poconé, reuniões técnicas e científicas entre autoridades e pesquisadores.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan disse que em decorrência das iniciativas implementadas pelo governo visando a preservação e o desenvolvimento sustentável, Mato Grosso vem sendo visto como uma referência entre os Estados. “Estamos todos, poder público produtores e organismos não governamentais comprometidos com o meio ambiente, com a redução do desmatamento, a conservação do ecossistema e o desenvolvimento sustentável”, salientou o secretário.

PROGRAMAÇÃO – Durante o Katoomba Global Meeting os governadores da Amazônia Legal – de Mato Grosso, Blairo Maggi; do Amazonas, Eduardo Braga; do Acre, Arnóbio Marques; do Pará, Ana Júlia Carepa; do Amapá, Waldez Góes; de Rondônia, Ivo Cassol; do Tocantins, Marcelo Miranda e de Roraima, José de Anchieta Junior – estarão discutindo ações estratégicas e de cooperação na luta contra o aquecimento global e estratégias para conter o desmatamento na região entre outros temas.

Esse fórum acontecerá no dia 1º de abril, às 11:30 horas, logo após a solenidade de abertura do evento, com a participação do governador Blairo Maggi e do representante da Forest Trend Michael Jenkis, e das palavras do secretário de Energia e Mudanças Climáticas da Califórnia (EUA).

Durante o encontro, o Governo do Estado lançará uma série de medidas constantes da agenda verde, como o programa MT Legal de cadastramento e licenciamento ambiental; o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento, o Fórum de Mudanças Climáticas e uma proposta de implementação do REDD para Mato Grosso, entre outros.

Secon

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO