Encerramento das trilhas ecológicas com os alunos das escolas municipais

O projeto ‘Trilhas Ecológicas’, programa de educação ambiental organizado pela Secretaria Municipal de Educação, encerrou na manhã dessa segunda feira (9), no Horto Florestal, com os alunos da Escola Municipal Albino Saldanha Dantas e da Escola Municipal Bernardo Venâncio Carvalho. Em parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação, Grupo Petrópolis e o Instituto Chico Mendes, o projeto atendeu 530 alunos, da 1ª e 2ª fases do 2º ciclo, de 10 escolas da rede municipal.
Segundo Flávia Bonfim Mendonça, gerente de Execução de Programas e Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, o objetivo desse projeto é trabalhar com as crianças temas relacionados à preservação e à autoconscientização do meio ambiente, promovendo a reflexão e o debate no espaço escolar, sobre sustentabilidade ambiental. “É uma complementação curricular que busca desenvolver a cultura da preservação e a autoconscientização referente as questões ambientais”.
Para Cristiane de Souza Oliveira, coordenadora Administrativa da Escola Albino Saldanha Dantas, essa atividade é importante porque trabalha a educação da criança como um todo, nas questões social, emocional e ambiental, ou seja, como um ser integral e ainda coloca em prática todo conteúdo trabalhado com os alunos sobre proteção e preservação do meio ambiente.
Para complementar a teoria trabalhada em sala de aula sobre proteção do meio ambiente, foram realizadas 18 trilhas no Horto Florestal, todas as segundas e sextas-feiras, para contemplar os alunos das demais escolas da rede municipal. Na programação, antes de iniciar as trilhas, as crianças se alimentaram, participaram de uma recreação e fizeram alongamento para dar início a atividade.