GERAL

Semma prepara eventos de proteção de nascente e limpeza do Arareau

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, confirmou nesta segunda-feira (24) um calendário extenso de ações de preservação para o mês de dezembro. Entre os principais eventos, está a realização de um ato de proteção de uma nascente, em parceria com o Rotary Clube, no dia do aniversário do Município, 10 de dezembro, próximo ao residencial Edelmina Querubim. Em seguida, no dia 14, ocorrerá o mutirão de limpeza do córrego Arareau, que envolverá diversos parceiros, outros departamentos públicos e a iniciativa privada.

De acordo com detalhes repassados por Lindomar, os eventos estão marcados para iniciar pela manhã e são frutos de uma necessidade de adequar as atividades econômicas e de crescimento da cidade com o respeito aos recursos naturais. O evento no dia do aniversário do município, por exemplo, vai proporcionar o plantio de cerca de quatro mil mudas em uma área verde afetada por ação empresarial.

“Esta ação ao lado do Rotary vai atender uma nascente às margens do Córrego do Macaco. O local escolhido já passou por uma intervenção nossa, já que ele abrigava irregularmente uma empresa de sacaria que atuava em uma área de preservação permanente (APP). Entramos em acordo e eles recuaram seus serviços, que são inclusive de reciclagem e que gera muitos empregos, para uma área próxima mais alta e nós vamos recuperar o que foi degradado”, esclareceu o secretário, que ainda confirmou as empresas Lavoro e Mahara do ramo de agronegócio no projeto.

Já para a limpeza do Arareau, que ocorrerá no dia 14, a ação ganhou o slogan “O Rio é Nosso” e nasceu de uma reunião realizada recentemente no Tribunal do Júri entre representantes da Semma, do Ministério Público Estadual – MPE e do Juizado Volante Ambiental – Juvam. “Foi criada uma comissão organizadora para este grande ato, e a Secretaria ficou na presidência da Comissão que será responsável por reunir o máximo de forças possíveis. Ganhamos a confirmação do apoio de clubes de serviço, de outras entidades representativas da sociedade civil organizada, vamos contar com Sanear, Coder, Defesa Civil e a população em geral para uma revitalização deste córrego que está intimamente ligado à história dos rondonopolitanos”, argumentou Alves.

Apesar do reforço de maquinários da Coder e Sanear, que devem disponibilizar o serviço de caminhões-caçamba, retroescavadeiras e outros maquinários, o secretário diz que toda a população deve participar porque a principal mão de obra no dia do evento será a dos cidadãos que sentirem a vontade de demonstrar seu amor por um dos símbolos da cidade com seu trabalho. “Serão distribuídas centenas de pares de luvas e de sacos plásticos para todos que estiverem presentes. Creio que será um ato muito bonito”, estima Lindomar.

A solenidade de abertura do ‘O Rio é Nosso’, ocorrerá debaixo da Ponte do Rio Vermelho, às 7 da manhã. Logo em seguida o trabalho começa na região do Cais, onde o ribeirão desemboca e sobe até a ponte da Rua José Barriga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo