ECONOMIA

Empresários de arquitetura dos EUA mostram interesse em MT

Os dirigentes da empresa norte-americana de arquitetura Gensler foram recebidos pelo governador em exercício de Mato Grosso, Silval Barbosa, na tarde dessa quarta-feira (15.07) e comitiva de secretários estaduais. Os empresários vieram mostrar possibilidades e oferecer o know how em grandes projetos arquitetônicos ao longo do mundo nas áreas de entretenimento, hotelaria e compras. O interesse foi motivado pela classificação de Cuiabá como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Durante a reunião o governador ressaltou os números do Estado e a contribuição que Mato Grosso tem na economia nacional. Destacou o desenvolvimento feito de forma sustentável e o lançamento nos últimos dias da maior aquiasição de máquinas do país. "Receber a Copa aqui significa mostrar Cuiabá e Mato Grosso ao mundo, mas, principalmente, promover ainda mais melhorias na qualidade de vida da população que irá contar com uma série de obras importantes. Estamos entregando nos próximos dias a maior aquisição que um Estado (da Federação) já fez de maquinários para recuperação de estradas, junto a isso lançamos o programa de agricultura familiar e assistênica técnica no campo, ou seja, Mato Grosso cresce em ritmo acelerado e estamos cumprindo nosso papel em criar as ferramentas para que isso aconteça de forma ordenada", explicou Silval.
A empresa tem 32 escritórios distribuídos no hemisfério norte e estuda a possibilidade de abrir uma nova unidade em Mato Grosso. Para comprovar a experiência no ramo em que atua há 30 anos, o presidente da empresa, Dean H. Strombom, apresentou uma série de projetos desenvolvidos pela Gensler, com destaque para a elaboração de “master plan” para áreas com grande potencial turístico de esporte, lazer, compras e de natureza. "Nós estamos focados nesse momento em tudo que envolve a Copa do Mundo. Um evento dessa magnitude não mobilizará só o setor de esporte, por exemplo, mas, de turismo, econômico e principalmente social com a geração de emprego e renda", disse o governador Silval Barbosa.
O chefe do Eexcutivo gostou do que viu, mas, foi enfático ao dizer que “Mato Grosso está aberto para parcerias, desde que sejam de vantagens para ambos os lados”. O governador elencou os números do Estado na produção agropecuária e as potencialidades turísticas de Mato Grosso. Silval ressaltou ainda que o Estado tem um compromisso com a FIFA e um calendário a cumprir e essas datas só serão alteradas se for para antecipação de resultados. "Nosso Estado cresce 10% ao ano, somos os maiores produtores de grãos do mundo e promovemos o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental. Se temos todos esses potenciais eles precisam ser destaque para que mais investimentos sejam atraídos no Estado das oportunidades", frisou.
Para o presidente da Gensler, a opção por abrir um escritório no Estado é uma boa oportunidade de estender as atividades da Gensler ao hemisfério sul. “O Brasil é o país mais importante da América do Sul e entendemos que há muitos projetos a serem realizados aqui, a partir de Mato Grosso”, disse Strombom.
Participaram da reunião os secretários de Turismo, Yuri Bastos Jorge, de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, de Planejamento, Yênes Magalhães, de Administração, Geraldo De Vitto Jr, de Políticas Ambientais, Adilton Sachetti e o chefe da Casa Civil e Comunicação, Eumar Novacki. Eles se mostraram interessados na experiência da empresa, mas, questionaram os dirigentes sobre a possibilidade de atraírem possíveis patrocinadores para investimentos em Mato Grosso. Em resposta Strombom disse 'estamos a frente de uma empresa de arquitetura, mas, certamente conseguiremos atrair clientes para o Estado'
Na foto: empresários em reunião com o Governador em exercício
SECOM

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo