POLÍTICA

Personalidades dão nome a logradouros públicos

Personalidades dão nome a logradouros públicos

Dois projetos de denominação de logradouros públicos, envolvendo os nomes de Rosalvo Fernandes Farias, primeiro prefeito de Rondonópolis e Soraiha Miranda de Lima, professora doutora da UFMT e ex-pró-reitora da instituição, foram aprovados pelos vereadores na sessão desta quarta-feira (17). De iniciativa do vereador Hélio Roberto Pichioni (PR), os projetos de lei foram aprovados por unanimidade.

O nome do ex-prefeito Rosalvo Farias nominará o Parque das Águas, recém inaugurado à beira do Rio Vermelho e ao lado do Cais. O homenageado chegou em 1848 na cidade, oriundo de Poxoréo. Com a lei 666, de dezembro de 53, promulgada pelo governador Fernando Corrêa da Costa, Rondonópolis é elevada à categoria de município e, Farias, nomeado primeiro prefeito, cargo que ocupou até a posse de Daniel Martins de Moura, eleito na primeira eleição municipal. O ex-prefeito Farias, foi responsável pela estruturação inicial do paço municipal e implantação dos serviços públicos.

Já a professora doutora Soraiha Miranda de Lima empresta o nome para nominar o Complexo Esportivo da Colina Verde, bairro que morou por muitos anos com sua família e, onde lamentavelmente, foi morta num atentado injustificável há pouco mais de um ano. Soraiha era oriunda de Jataí-GO e graduada de 88, em pedagogia pela UNB-Brasília. Em 89 já ensinava na UFMT de Rondonópolis.

Mestre em educação escolar pela UFG, em 1998 e, doutora em educação pela UFSCar em 2003, foi professora da UFMT por 18 anos e mestra do programa de mestrado da universidade em 2004. Soraiha, além de diretora de institutos da instituição, foi uma das mais prestigiadas pró-reitoras da UFMT, cargo no qual sofreu o atentado que a levou à morte, consternando toda a cidade.

Hélio Pichioni, autor do projeto, destacou a importância da atuação pública das duas personalidades e a justeza da homenagem prestada pela Câmara ao emprestar seus nomes para nominar o Parque das Águas e o Complexo Esportivo da Colina Verde. “Trata-se de uma dívida de gratidão com estas duas personalidades, pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondonópolis e melhoria da qualidade de vida do nosso povo. A Câmara não só presta uma justa homenagem, como resgata uma dívida social da maior importância para a sociedade rondonopolitana”, destacou Pichioni.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo